Embrapa apresenta inovações em pesquisa para produtores rurais

05.08.2013 | 20:59 (UTC -3)
Assessoria de Imprensa

Os recursos tecnológicos mais inovadores já disponíveis aos produtores rurais brasileiros serão apresentados por dirigentes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) na 9º edição do AGRIMARK Brasil, dia 26 de setembro, em Porto Alegre.

O seminário, promovido pelo Instituto de Marketing em Agribussines (I-UMA), tem como objetivo debater o futuro do agronegócio brasileiro no contexto mundial e fomentar o conhecimento dos produtores sobre práticas que fortaleçam o desempenho da atividade rural.

Este ano, o AGRIMARK Brasil presta uma homenagem a instituição responsável por modernizar a agropecuária nacional. Aos 40 anos, a Embrapa se tornou uma referência mundial em pesquisas sobre o setor, sendo responsável pelo desenvolvimento de tecnologias que multiplicaram os resultados das atividades rurais, gerando desenvolvimento e renda para o campo brasileiro.

“As ações da Embrapa em pesquisa, inovação e sustentabilidade ao longo de seus 40 anos transformaram a agropecuária brasileira, elevando os patamares de qualidade e produtividade do setor, hoje responsável por 1/3 do PIB nacional”, avalia o presidente do I-UMA, José Américo da Silva.

Serão quatro apresentações de pesquisadores, incluindo a conferência de encerramento do presidente da Embrapa, Maurício Antônio Lopes, na qual serão expostos os desafios da empresa para os próximos anos.

A abertura do evento estará a cargo do chefe de P&D da Embrapa Agroenergia, Guy de Capdeville, que vai provocar os espectadores com a sua posição sobre a obrigatoriedade de que as usinas de etanol e açúcar, no futuro, atuem também como biorrefinarias. “É possível usar os resíduos para a produção de novos materiais com menor impacto ao meio ambiente, ir além da queima do bagaço para gerar energia e ligar na rede”, compara.

Na apresentação sobre geotecnologias e inteligência na agricultura, o chefe adjunto de P&D da Embrapa Monitoramento por Satélite, Edson Luis Bolfe, vai detalhar as aplicações possíveis do Sistema de Observação e Monitoramento da Agricultura no Brasil (SOMABRASIL), uma ferramenta gratuita que permite mapear propriedades, calculando áreas de uso agrícola e projetando aquelas que, segundo o novo Código Florestal, devem ser destinadas a reserva legal.

“Também devo apresentar em caráter inédito os resultados da segunda fase de análise da agricultura do Brasil, tanto de uma safra, como de duas safras durante três períodos na última década”, revela Bolfe.

Por fim, a automação, agricultura de precisão e os usos da nanotecnologia na agricultura, área na qual a Embrapa é pioneira em pesquisa, serão o foco da fala do diretor executivo de P&D da estatal, Ladislau Martin Neto.

Ao final do encontro, o editor da revista Dinheiro Rural, Luiz Fernando Sá, coordenador temático do evento, conduzirá os trabalhos de interação de conteúdo entre todos os palestrantes do seminário brasileiro do agronegócio.

Serviço

Quando: 26 de setembro de 2013

Onde: Salão Nobre da Federasul (Largo Visconde do Cairú, 17/7 andar)

Entrada franca

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025