Ações do GTC de prevenção de catástrofes naturais em SC
Foi assinado nesta segunda-feira (27/04), contrato da obra de construção da Sede da Embrapa Agroenergia. A empresa Espaço Y Engenharia e Empreendimentos S.A, vencedora do processo licitatório terá um prazo de 450 dias para entregar a obra.
A abertura das propostas de preço ocorreu na sexta-feira, 3, na sede da Embrapa. Dentre as 19 concorrentes, esta empresa propôs a melhor oferta com o valor de 18,62% menor que o preço estipulado. O resultado do processo de licitação, com a definição da empresa vencedora foi publicado no Diário Oficial da União, dia 07.04.
Com 9.445,73 m², o projeto da Sede foi planejado visando os trabalhos desenvolvidos no prédio por este centro de pesquisa e a sintetização de todo o sistema de agroenergia, explica o Chefe-geral da Embrapa Agroenergia, Frederico Ozanan Machado Durães.
Elaborado pela Coordenação de Engenharia e Arquitetura do Departamento de Administração de Materiais e Serviços, DRM, este projeto possui perspectivas ecológicas, incorporando doze itens.
Aproveitamento da água da chuva reuso das águas servidas, climatização por resfriamento evaporativo, cobertura verde, aquecimento solar, tratamento das águas provenientes de laboratório, irrigação, tratamento e aproveitamento de resíduos sólidos, iluminação natural, painel para proteção térmica, além de pavimentação do prédio com concreto intertravado e paisagismo. A obra que ficará pronta em 2010, ano que a capital federal completa 50 anos, será a única em Brasília com todas estas características.
A fase de solicitação e concessão de uso do terreno à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, ocorrida em fevereiro de 2007, foi o primeiro passo para o início do cronograma de construção. Serão 32 etapas até a conclusão da obra. Até o momento, já foram realizadas 28.
A Chefe Adjunta de Administração da Embrapa Agroenergia, Maria do Carmo de Morais Matias, explica que devido a complexidade da obra e os vários processos licitatórios, como tomada de preço (técnica e preço), fizeram com que se estendesse para 25 meses. Segundo ela, todo o processo foi apoiado pela Assessoria Jurídica e pelo DRM.
Para Frederico Durães, a construção da sede da Embrapa Agroenergia abre perspectivas para atendimento ao conceito baseado no tripé técnica-time-infraestrutura, com a contratação de novos colaboradores, unificação e ampliação da base de trabalho, com salas, escritórios, laboratórios e planta piloto.
“Atualmente, os trabalhos que estamos desenvolvendo em campos experimentais e laboratórios, são em parceria com outros centros da empresa, especialmente a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnológia e Embrapa Cerrados”, afirma Durães.
Criada em maio de 2006, a Embrapa Agroenergia tem como missão “viabilizar soluções tecnológicas inovadoras para o desenvolvimento sustentável e equitativo do negócio da agroenergia do Brasil, em benefício da sociedade”. A construção e inauguração da Sede constituirão um marco decisivo para fortalecer os trabalhos de coordenação de ações na rede Embrapa e de execução de pesquisas, consolidando o lema “Agroenergia: focando em soluções – da biomassa à energia”, conclui o Chefe-geral.
Daniela Garcia Collares
Embrapa Agroenergia
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura