Embrapa & Escola em Vacaria/RS

27.11.2009 | 21:59 (UTC -3)

“Um passeio pelo mundo da ciência e da tecnologia” - essa foi a proposta do Programa Embrapa & Escola, que recebeu 330 crianças da rede municipal de Vacaria/RS, de 24 a 26 de novembro, na Estação Experimental de Fruticultura Temperada da Embrapa Uva e Vinho.

Apesar da chuva, os estudantes das Escolas de Ensino Fundamental Nabor Moura de Azevedo, Dom Henrique Gelain e Inácio de Souza Pires, estavam muito entusiasmados e não deixaram de fazer nenhuma atividade proposta pela equipe da Embrapa.

A visita

Ao chegarem à Estação, as crianças tiveram como primeira atividade a palestra “Conhecendo a Embrapa”. Logo a seguir, assistiram ao vídeo “João das Alfaces”, produzido pela Embrapa Agrobiologia, que apresenta a estória de um produtor, que após uma grave intoxicação pelo uso excessivo de agrotóxicos decide mudar o seu estilo de produção adotando novas técnicas repassadas pela Embrapa.

Na sequência, as crianças realizaram um grande passeio pelas diversas estações temáticas desta edição. Na estação da entomologia, conheceram algumas pragas que atacam as fruteiras de clima temperado como as grandes lagartas, a mosca-das-frutas e a grafolita molesta. Além de verem as criações dos insetos adultos, puderam acompanhar todo o ciclo de desenvolvimento das pragas e saber um pouco mais sobre as formas de controle, como o uso de armadilhas, ou as pesquisas que estão sendo desenvolvidas.

Após, as crianças participaram de um grande passeio pelos diversos pomares de fruteiras que são pesquisados na Estação. Além de passarem pelo cultivo de pequenas frutas onde conheceram a produção de morangos semi-hidropônico, amora, framboesa e mirtilo, a criançada passou pelos pomares de pera, de macieiras antigas e pelo pomar orgânico de maçãs. Também aprenderam os diferentes sistemas de produção: convencional, integrado e orgânico e as diferenças entre eles.

Conhecer a Estação Meteorológica, todos os equipamentos e as suas funções foi outra etapa do programa que chamou a atenção dos estudantes, que fizeram diversas perguntas sobre o funcionamento, a coleta de dados e a manutenção sediada dentro da Empresa de Pesquisa.

Além de conhecerem as atividades da Embrapa, neste ano, o Programa Embrapa & Escola contou com a participação especial do INPEV e da Aracamp, gerenciadora da Central de Recolhimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos de Vacaria, que orientou as crianças sobre o uso de agroquímicos, cuidados com o meio ambiente, importância da tríplice lavagem, da devolução das embalagens e de como ocorre a reciclagem ou a incineração das embalagens após o seu retorno para a Central. Além dos técnicos Valéria Nogueira de Souza e Marcelo Lerina, que deram as explicações, a criançada contou com a presença do mascote da empresa, o espantalho Olímpio, que foi o centro das atenções, em especial para as fotos.

No término do passeio, as crianças saborearam um lanche com maçãs, bolachas, iogurte e suco de uva. Ao término da visitação, as crianças foram surpreendidas, pois além da publicação e da folha de redação, ganharam uma muda de phisalys, uma pequena fruta, que também é pesquisada na Estação. As três melhores redações receberão prêmios e todos os alunos participantes certificados.

Resultados

O pesquisador Régis Sivori Silva dos Santos, que em conjunto com o assistente Vanderlei Cândido da Silva, coordena o Programa Embrapa & Escola localmente estava bastante satisfeito com o resultado “É gratificante poder falar de um assunto tão sério como o trabalho da Embrapa, para um público tão diferente do habitual e tão ‘cheio de vida’ ”, comentou. Já Vanderlei, considera que as crianças não podem perder esse poder de observação. “A escola precisa estimular a manutenção deste interesse das crianças por coisas novas, pela descoberta. Com certeza o Programa Embrapa & Escola vai auxiliar a despertar o interesse dos estudantes pela ciência”, finalizou.

Os alunos Luís Gustavo Lima Alves e Lucas Soares, da Escola Municipal Dom Henrique Gelain, acharam o passeio “tri massa” e estão cheios de planos para o futuro. “Quando a gente crescer, vamos continuar estudando e aí” “vamos poder vir trabalhar aqui, já combinamos com o pesquisador Régis”, comentaram Lucas e Luís, num jogral de entusiasmo.

“Não existe nada mais recompensador do que ver os olhos das crianças com esse brilho no término do programa. A melhor recompensa é ver que eles estão ansiosos e com vontade de aprender mais e mais”,comentou Anelise Suzbach, uma das coordenadoras do Programa. “O mais gratificante é conseguir trazer e apresentar a ciência e as ações de pesquisa e fazer com que as crianças entendam e acima de tudo fiquem interessadas em aprender mais e mais”, destacou Viviane Zanella, outra coordenadora do Programa.

A Secretária Municipal de Educação, Joara Dutra Vieira, enfatizou a importância do Programa Embrapa na Escola para os alunos, pois oportuniza o conhecimento da ciência e tecnologia aplicada, trazendo melhoria e qualidade de vida a população com sustentabilidade ao meio ambiente.

A professora Eliete de Fátima Borges de Sousa ficou encantada com o Programa: “as crianças conseguem ver e conhecer aqui, ao vivo o que aprendem na escola em teoria. A visitação vai ser muito importante para o crescimento das crianças, comentou a professora de história e geografia da Escola Municipal Nabor Moura de Azevedo.

O Programa Embrapa & Escola na cidade de Vacaria contou com apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, que viabilizou a participação dos alunos, providenciando transporte e cadência da professora Lorita Pacheco Borges, que apoiou a organização da atividade. Também apoiaram a iniciativa a ABPM, Tecnovin, Cooperativa Santa Clara, Biscoitos Isabela, Loja Papirus e a Embrapa Sede.

Viviane Zanella

Embrapa Uva e Vinho

54-3455-8084 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025