Reinke prospecta novos clientes e oportunidades na Bahia Farm Show
Uma tecnologia desenvolvida na Emater/RS-Ascar de Pelotas/RS ficou entre as selecionadas para participar da segunda edição da Mostra de Tecnologias Sustentáveis do Instituto Ethos, que será realizada entre 15 e 18 de junho em São Paulo.
É a silagem de colostro, desenvolvida pela médica veterinária da Emater/RS-Ascar, Mara Helena Saalfeld, e que possibilitou o total aproveitamento do colostro na alimentação das bezerras leiteiras. O Instituto Ethos é referência internacional em responsabilidade social corporativa e desenvolvimento sustentável, e possui projetos em parceria com diversas entidades no mundo todo.
Com a silagem de colostro o pequeno criador pode armazenar todo o colostro produzido pela vaca nos primeiros cinco dias após o parto – alimento que antes era dispensado -, e empregá-lo na alimentação do terneiro aos longo de seus primeiros meses de vida. Assim os cerca de duzentos litros de leite que seriam consumidos pelas bezerras podem ser comercializados, o que representa uma economia de R$ 120 por animal. Além do aumento na renda familiar sem custos adicionais, os filhotes recebem uma alimentação cinco vezes mais rica em proteínas e o colostro deixa de ser dispensado na natureza.
"O maior impacto causado pela silagem de colostro é a simplicidade de adoção. Desenvolvemos um substituto natural ao leite, sem custos de execução e que representa economia, lucro e aproveitamento de um produto valioso que era desprezado no meio ocasionando contaminação", resume Mara. "É uma tecnologia que não tem barreiras geográficas e de equipamentos, produtor de qualquer lugar do mundo pode utilizar", completa.
A tecnologia desenvolvida pela a extensionista da Emater/RS já foi contemplada com o prêmio Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil, Unesco e Petrobras, além de apresentada no Congresso EDA 2008 em Porto, Portugal, e divulgada a produtores e cooperativas da Espanha, França e Alemanha. A participação na Mostra do Instituto Ethos reforça a importância da técnica pelotense.
Durante o evento o visitante poderá ver, interagir e conhecer o funcionamento da tecnologia. Com isso o Instituto pretende divulgar processos economicamente viáveis e passíveis de serem reproduzidos e aplicados, de forma a minimizar os impactos negativos e a promover impactos positivos no meio ambiente, na qualidade de vida das pessoas e na sustentabilidade da sociedade. A Mostra é uma exposição paralela à Conferência Internacional do Instituto Ethos, e será realizada no Hotel Transamerica.
A promoção é do UniEthos, em parceria com o Movimento Nossa São Paulo, o Instituto Akatu, a Rede Brasileira do Pacto Global da ONU e a São Paulo Turismo (SPTuris), além de contar com as parcerias das organizações internacionais AccountAbility, Business for Social Responsibility (BSR), Forum Empresa, Global Reporting Initiave (GRI), SustainAbility e UN Global Compact.
O que é a Silagem de Colostro
Colostro é o primeiro leite produzido pela vaca depois de dar cria. Este leite é alimento, fonte de vitaminas, laxante e protege as bezerras de doenças. Ele possui mais proteínas, minerais, gorduras, vitaminas e sólidos totais que o leite. Uma bezerra consome quatro litros de colostro por dia. O excedente era jogado no lixo contaminando o meio ambiente.
Como Fazer
1 - Colocar o colostro excedente em garrafas pet limpas;
2 - Encher a garrafa até a boca, tampando-a devidamente até garantir a ausência total de ar, permitindo uma fermentação correta;
3 - Guardar as garrafas em local limpo, fresco e sombreado;
4 - Após sete dias de fermentação estará pronto para ser utilizado como substituto do leite. O odor deve ser semelhante ao do queijo com sabor ácido e levemente salgado. O aspecto da silagem pode ser homogêneo ou separado em partes de acordo com o dia coletado.
Como usar
1 - Misturar uma porção de silagem de colostro a uma quantidade igual de água morna
2 - Misturar bem e colocar em um balde ou mamadeira para oferecer à bezerra;
3 - Acostumar a bezerra ao sabor da silagem de colostro adicionado a mistura aos poucos ao leite: no primeiro dia, adicionar 25% da mistura e o restante de leite, no segundo 50% de cada um, no terceiro 75% da mistura mais leite e do quarto dia em diante, somente a mistura.
Patrícia Strelow
Emater/RS-Ascar – Regional Pelotas
(53) 3225 7700 /
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura