Emater/RS-Ascar promove seminário em Santo Antônio da Patrulha

13.06.2012 | 20:59 (UTC -3)
Carine Massierer

Será realizado na sexta-feira (15), em Santo Antônio da Patrulha, o 12º Seminário da Mandioca e o 4º Seminário da Batata-doce. Os eventos serão realizados no Espaço Cultural Qorpo Santo e a abertura oficial está prevista para às 9h. Os seminários são promovidos pela Emater/RS-Ascar, Federação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), Embrapa, e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com apoio da Prefeitura de Santo Antônio da Patrulha, Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra).

A programação inicia às 8h, seguida de palestra, às 9h30min, com os representantes da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Emater/RS-Ascar e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Antônio da Patrulha sobre a situação da cultura de mandioca e batata-doce na região. Às 10h, os professores Nereu Streck, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Magnolia Silvia, da UFRGS, falarão sobre a adaptação da fisiologia da cultura. Na sequência, o professor Harold Ospina Patino, da Faculdade de Agronomia da UFRGS, fará uma apresentação sobre o uso da batata-doce e da mandioca na ração animal. Por ocasião do intervalo do meio-dia, será servido um almoço com pratos à base de batata-doce e mandioca.

A partir das 13h30min, será feita uma demonstração de máquina para processamento da mandioca. Às 14h, haverá um painel sobre pesquisas e ações que estão sendo feitas com relação à mandioca e à batata-doce no Estado, com a participação de representantes da Fepagro, Emater/RS-Ascar, Embrapa, UFRGS, UFSM, FURG, Universidade do Vale do Taquari (Univates) e Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Às 15h30min, é a vez dos trabalhadores das agroindústrias de Mato Leitão e Quarta Colônia apresentarem suas experiências na área de beneficiamento e comercialização. Às 16h, serão apresentados os encaminhamentos finais do encontro.

Para o engenheiro agrônomo do escritório regional da Emater/RS-Ascar de Porto Alegre, Márcio Dalbem, as ações desenvolvidas nos seminários têm o intuito de dar visibilidade para a importância das culturas da mandioca e da batata-doce dentro do contexto da produção agrícola do Estado, atualizar os produtores rurais em termos de novas tecnologias empregadas no setor e também oportunizar condições para a comercialização do produto.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025