Programa Garantia Safra atende mais de 85 mil unidades familiares na safra de verão 2011/2012
Uma das ações da Emater/RS-Ascar em General Câmara é a participação no Projeto Corredores Ecológicos. Os extensionistas da Instituição atuam junto com a Prefeitura, através da Secretaria do Meio Ambiente, repassando orientações técnicas aos produtores com relação ao correto plantio de árvores e cercamento das áreas.
O Projeto Corredores Ecológicos é desenvolvido, desde 2011, pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul, em parceria com a Emater/RS-Ascar, Prefeitura de General Câmara e Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município. Segundo o chefe do escritório da Emater/RS-Ascar em General Câmara, Valmir Fochi, no município o objetivo é contribuir para a recomposição da mata ciliar com espécies florestais nativas nas propriedades rurais, em uma faixa de 30 metros, que se situam às margens do rio Taquari.
O trabalho envolve 13 municípios com a finalidade de recuperar as áreas degradadas e conservar a mata ciliar, que ainda está em boas condições em toda a extensão do Rio Taquari, garantindo a preservação ambiental. Pelo projeto, cerca de 162 propriedades já foram vistoriadas e receberam o plantio de mudas.
Pelas ações desenvolvidas em General Câmara, a prefeitura e os parceiros receberam do Ministério Público um prêmio de reconhecimento pela significativa participação na recomposição da mata ciliar local, desenvolvido em parceria com a população ribeirinha.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura