Emater-MG recebe missão técnica do Japão

12.12.2012 | 21:59 (UTC -3)
Sebastião Avelar

Entre os dias 10 e 14 de dezembro a Emater-MG recebe técnicos e empresários do Japão. A missão técnica faz parte de um convênio firmado em 2012 entre os governos mineiro e japonês, que tem como objetivo promover melhorias na produção, logística e comercialização dos produtos do Projeto Jaíba, desenvolvido no município do Jaíba, região Norte de Minas Gerais. O intercâmbio tem várias etapas e terá duração de três anos.

O grupo é formado pelos membros da Japan International Cooperation Agency (JICA), Masayuki Honjo, Tomoya Doi e Roberto Kurokawa; o especialista da empresa Mayekawa, Naoki Yamada, e o diretor da Mayekawa, Jinichi Shibamoto. A programação reúne visita à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Central Exportaminas e ao Projeto Jaíba. No primeiro dia, a missão técnica japonesa esteve na unidade central da Emater-MG. Os integrantes se reuniram com a diretoria e conheceram um pouco mais sobre o trabalho e a gestão da Empresa.

“ Nesse primeiro ano da parceria foi feita toda a estruturação da parte de inteligência de mercado. A partir do ano que vem, nós implantaremos ações necessárias para a padronização do projeto. E no último ano faremos o treinamento dos agricultores”, disse Roberto Kurokawa, consultor da Nippon Koei do Brasil e membro da JICA.

De acordo com o gerente do departamento Técnico da Emater-MG, Cláudio Bortolini, “ a visita da missão técnica japonesa é importante para a troca de informações e fortalecimento da parceria”.

A parceria entre o Japão e Minas Gerais tem sido importante para a implantação e desenvolvimento de diversos projetos, dentre eles o Jaíba. Recentemente, por meio da JICA, Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (SEDE), foi implantado no Projeto Jaíba o Programa de Melhoria da Qualidade da Fruta e Comercialização, com foco na melhoria da qualidade, logística e comercialização de frutas. Também participa da iniciativa a Central Exportaminas. Órgão ligado à SEDE e que tem como objetivo facilitar as exportações, ampliando as oportunidades dos produtos brasileiros no mercado internacional.

Em outubro, o Japão recebeu uma missão técnica brasileira formada por seis integrantes. Os brasileiros conheceram melhor a experiência japonesa em logística e mercado de frutas. O grupo também conheceu empresas fabricantes de equipamentos, teve contato com técnicos da área de produção, obteve informações sobre o modelo de organização dos agricultores japoneses, logística, vendas, pesquisa e turismo. Além disso, os brasileiros visitaram uma estação experimental voltada para o melhoramento das culturas da uva, pêssego, ameixa, cereja e pesquisas sobre a produção de vinhos, supermercados e mercados de frutas.

“Ficou evidente a organização dos produtores, a preocupação com a qualidade no transporte, armazenamento, classificação, embalagem e expedição das frutas. Notamos também a preocupação deles com a assistência técnica especializada, pesquisa e extensão. E o apoio governamental, que participa com 50% de todo o investimento”, afirma Bortolini.

O Projeto Jaíba é desenvolvido por meio de parceria entre os governos federal, estadual e municipal. A iniciativa visa promover, com base na tecnologia de irrigação, o desenvolvimento sustentável da agricultura, estimular a agroindústria e a participação da região nos mercados interno e externo. A fruticultura é uma das principais atividades desenvolvidas no local, correspondendo a 42% da área plantada. A lista inclui frutas como banana, uva, atemoia, limão e manga entre outras. Atualmente, a Emater-MG atende 1.617 produtores rurais do projeto.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025