Showtec - produtor terá crédito diferenciado para compra de máquinas
O projeto Pró-Pomar, implantado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), encerrrou 2008 com atendimento a 15.600 famílias de vários pontos do Estado. A proposta do projeto é melhorar a nutrição de população de baixa renda com a implantação de novos pomares não apenas no meio rural, mas também nas cidades. Para isso, cada produtor atendido no Pró-Pomar recebeu um kit com 10 mudas frutíferas e meio quilo de adubo. Em 2009, a meta do projeto é chegar a 18 mil famílias beneficiadas.
Os kits desse ano foram compostos por mudas de laranja pera rio, limão tahiti, tangerina ponkan, acerola e goiaba, sendo 2 plantas de cada. "O kit foi montado para ser capaz de nutrir uma família de 5 pessoas com frutas o ano todo. Levamos em consideração o valor alimentar das frutas e a época de produção das fruteiras", explica o coordenador estadual de fruticultura da Emater-MG, Deny Sanábio.
Além de famílias do meio rural, o Pró-Pomar atendeu em 2008 alguns asilos, escolas, creches e centros de recuperação, com investimento total de R$ 900 mil. Os recursos são do Minas Sem Fome, projeto estruturador do Governo de Minas que possibilita às populações vulneráveis à fome e à desnutrição o acesso aos meios para produzir alimentos componentes da cesta básica para consumo e como alternativa de incremento de renda. O objetivo é assegurar a segurança alimentar e nutricional dessa população, de forma permanente e sustentável.
Flávia Freitas
Emater-MG
(31) 3349-8241 / 3349-8021
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura