Em ano difícil, produtor de soja mantém produtividade com 12% de economia nos custos

Com assistência da Coopercitrus, produtor de soja investe em agricultura de precisão, garante o bom desempenho da lavoura, sem abrir mão da qualidade da matéria prima

17.01.2022 | 13:41 (UTC -3)
Coopercitrus
Fuad Felipe e Lucas Gringolate. - Foto: Divulgação
Fuad Felipe e Lucas Gringolate. - Foto: Divulgação

O alto custo da safra associado a escassez de insumos está entre as principais preocupações do produtor rural. Diante desse cenário, a Coopercitrus tem incentivado os produtores rurais a investirem em tecnificação, otimizando seus processos para garantir melhora na produtividade, com redução nos custos.

Seguindo à risca todas as orientações da Coopercitrus, o produtor rural Fuad Felipe, de Delfinópolis, MG, investiu em agricultura de precisão e manteve a produtividade de 65 sacas de soja por hectare, com 12% de economia nos insumos, em comparação com a safra anterior, sem abrir mão da qualidade dos produtos. Na ponta do lápis, a economia foi de aproximadamente R$ 400 mil.

Para o sojicultor, o suporte da Coopercitrus fortalece o produtor rural para continuar trabalhando na agricultura, principalmente em tempos difíceis: “Tivemos um ano muito difícil. Acredito que 80% dos cooperados são pequenos produtores e, se não houvesse essa parceria, talvez o prejuízo para todos seria enorme”, analisa o agricultor.

O protocolo de manejo desenvolvido focou na análise de solo georreferenciada, através do Geofert Coopercitrus, e na correção de solo com aplicação de insumos nas doses certas. Com isso, o produtor otimizou a aplicação do insumo sem desperdícios aumentando o potencial produtivo da lavoura. Além desses benefícios, a produção passou a ser mais sustentável a partir do uso adequado dos insumos.

Satisfeito com a assistência técnica, o produtor relata que respira aliviado por ter garantido a compra para a próxima safra: “A situação atual é crítica, não tem insumos disponíveis no mercado. Tem produtor que não conseguiu fazer a primeira adubação porque não encontrou matéria-prima. Já o cooperado da Coopercitrus está garantido, porque a cooperativa garante os insumos, fertilizantes, herbicidas, tudo isso nos proporciona segurança”, ressalta.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024