Edição de abril do Agro em Dados explora o cenário do cultivo de sorgo em Goiás

Publicação apresenta números e análises referentes à produção de setores-chave do agronegócio goiano

09.04.2024 | 16:13 (UTC -3)
Ana Flávia Marinho
Foto: divulgação
Foto: divulgação

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) lançou hoje, durante a Tecnoshow Comigo, a edição de abril do Agro em Dados, informativo mensal que reúne os indicadores dos principais institutos de pesquisa e bases de dados do agronegócio brasileiro, com o recorte para o Estado de Goiás. Neste mês, o destaque da publicação foi o sorgo, cereal destinado principalmente à alimentação animal.

Em Goiás, segundo estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a área plantada com sorgo na safra 2023/24 deve alcançar 428,2 mil hectares, um crescimento de 11,3% em relação à anterior. Nas últimas 10 safras, houve um aumento de 107% da área plantada e 100% no volume de produção do cereal no estado.

Conforme explica o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Pedro Leonardo Rezende, o cultivo do sorgo tem sido impulsionado pelo fato de apresentar menor custo de produção em relação ao milho, além de representar uma boa opção para a produção de grãos em condições de baixa disponibilidade de água. “Sua versatilidade e tolerância ao estresse hídrico o tornam uma opção viável para a segunda safra, especialmente em sucessão à soja”, completa.

Na safra atual, a estimativa é que sejam produzidas 1,4 milhão de toneladas de sorgo em Goiás, número que representa 30,4% da produção brasileira e coloca o estado em 1º lugar no ranking nacional, tanto de produção quanto de exportação. No contexto estadual, por sua vez, destaca-se o município de Rio Verde como principal produtor do grão.

Além do sorgo, o informativo traz ainda números e análises referentes à produção e exportação de carne bovina, suína e de frango, de produtos lácteos, da soja e do milho. “Com meticulosa dedicação, nossa equipe realiza uma análise aprofundada de setores-chave, fornecendo insights valiosos sobre tendências, desafios e oportunidades”, comenta o titular da Seapa.

Para ler o Agro em Dados de abril na íntegra, acesse o link:

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro