EBDA promove Dia de Campo sobre Uso de Leguminosas no Manejo de Solos

11.09.2012 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: Assessoria de Imprensa

Para divulgar os trabalhos de pesquisas realizados sobre o uso e manejo de plantas leguminosas nos Tabuleiros Costeiros da Bahia, a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, realiza, na sexta-feira (14), o 2º Dia de Campo sobre Uso de Leguminosas no Manejo de Solos, a ser realizado no Centro de Formação de Agricultores Familiares da Empresa (Centrefruti), no município de Conceição do Almeida, Recôncavo Baiano.

No evento, agricultores familiares da região irão conhecer diversos trabalhos realizados com a cultura das leguminosas. O engenheiro agrônomo do Escritório Local da empresa, em Santo Antônio de Jesus, Sérgio Carvalho, comenta que o dia de campo será dinâmico. “Vamos expor diversas espécies de leguminosas, a exemplo do feijão de porco, do caupi (feijão de corda), crotalárias e guandu, demonstrando as potencialidades e múltiplos usos dessas leguminosas”, destaca Carvalho, um dos responsáveis pela atividade.

Ele também chama a atenção para a apresentação do Banco de Germoplasma (BAG) de leguminosas, da EBDA, que conta com diversas espécies. “Trabalhamos com melhoramento genético, considerando a necessidade dos agricultores familiares terem um produto seguro e de qualidade para a produção, com fins alimentícios ou comerciais e, de forma especial, para a preservação da biodiversidade”, enfatiza o técnico.

São esperados no evento agricultores familiares, estudantes de escolas técnicas estaduais e da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB), professores e técnicos que trabalham com a extensão rural. Os participantes, ao visitarem as estações temáticas, encontrarão profissionais da EBDA explicando sobre a importância das leguminosas na melhoria do solo e no cultivo das lavouras da agricultura familiar. Trabalhos de consorcio com milho, mandioca, araruta e citros serão bases para as apresentações dos técnicos.

A atividade educativa, que traz em sua proposta a preservação do meio ambiente, está sob a responsabilidade de agrônomos e biólogos da EBDA.

Eles explicarão a temática, de forma lúdica e criativa, mostrando e incentivando a preservação dos recursos ambientais. “A Importância da Preservação Ambiental e Sustentabilidade, é um dos temas que farão parte do dia de campo”, destaca Sérgio Carvalho.

No final dos trabalhos os participantes irão degustar produtos culinários feitos com a araruta, tais como: bolos, doces, biscoitos, pães, sorvetes, mingau e tortas, dentre outros alimentos que compõem o cardápio.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025