Encontro de Irrigantes na FARSUL reúne mais de 100 participantes gaúchos
A alegria dos agricultores familiares de Cansanção (a 356 quilômetros de Salvador) em receber sementes para o plantio de milho e feijão evidencia a necessidade do homem do campo. A ação, que faz parte do Programa Semeando, do Governo Estadual, executado pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), está em fase de conclusão, tendo sido entregue mais de 80% das sementes reservadas para este período, no município.
Mais de oito mil quilos de feijão e dez mil quilos de milho já estão no solo dos agricultores familiares. Cada agricultor recebeu 5 kg de sementes de feijão e 5 kg de sementes de milho, que devem ser utilizadas no plantio da atual safra. “A expectativa é de que pelo menos 70% da produção atinja o estágio de colheita”, diz o técnico agrícola do escritório local da EBDA, Giovanni Oliveira.
Somente no território assistido pela gerência regional da EBDA, em Senhor do Bom Fim – à qual o escritório de Cansanção é vinculado -, mais de 98,3 toneladas de feijão, destinados ao plantio, estão sendo distribuídas para 13.360 agricultores familiares. “Além da distribuição das sementes a EBDA também é responsável por prestar assistência técnica aos produtores; o objetivo é aumentar a produção/produtividade disponibilizando sementes de qualidade para serem utilizadas”, conta Oliveira.
A distribuição das sementes segue até o término do estoque para os produtores e se estenderá por toda a semana. Os agricultores familiares beneficiados são participantes do Programa Nacional da Agricultura Familiar – Pronaf, que aderiram ao Garantia Safra. Técnicos da EBDA fazem a vistoria nas propriedades, no território, para verificar as áreas plantadas e acompanharem o plantio.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura