Fazenda mineira inova e investe na FIV com animais Montana

27.06.2013 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: Assessoria de Imprensa

O Programa Montana está em franca expansão na região do Triângulo Mineiro, e a Fazenda Coroa da Prata, de Ituiutaba/MG, aposta na produção de tourinhos Montana através da Fertilização In Vitro (FIV) para abastecer a alta demanda por reprodutores compostos.

“O foco da fazenda é a produção de touros para a comercialização. Nós começamos a trabalhar com o Montana em 2011 e os animais tiveram excelente adaptação, com índices zootécnicos muito bons, ótimo peso na desmama e taxa de prenhez na IATF acima de 60%”, comenta Flávio Franco, proprietário da Fazenda Coroa da Prata.

Por conta do alto desempenho dos animais nas terras mineiras e pela grande procura por reprodutores, a fazenda resolveu apostar na raça e pretende iniciar um projeto inovador: aspirar vacas Montana para trabalhar com FIV e acelerar o progresso genético.

Neste trabalho, são aspirados os folículos ovarianos das melhores fêmeas para fertilização com sêmen de touros selecionados. Após a fertilização in vitro, os embriões são alojados em receptoras para a gestação.

“Com a FIV, eu consigo fazer com que a melhor vaca dê em torno de 50 bezerros, ao invés de apenas um bom animal por ano. Além de ganhar espaço na propriedade, vou ter um ganho genético muito grande no meu rebanho. Já em 2014 quero ter uma bezerrada fruto desse trabalho”, ressalta Franco.

Para mais informações acesse:

, ligue para: (17) 3011-6775 ou mande um e-mail para

.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro