Basf apoia iniciativa da São Martinho na busca de startups com foco na agroindústria 4.0
Startups com as melhores propostas poderão desenvolver um projeto piloto ao longo da safra 21/22 e tornarem-se parceiras ou fornecedoras da São Martinho
Publicado em 1º de junho de 2021, pela Editora Atena, o livro Qualidade tecnológica do sorgo sob manejo de maturadores químicos, com 119 páginas, compartilha conteúdo técnico-científico de múltiplos ensaios experimentais de qualidade de caldo e finalidades econômicas de cultivares de sorgo sacarino sob manejo de maturadores.
Conforme Andre May, pesquisador da Embrapa Meio Ambiente e um dos autores, “maturadores são substâncias naturais ou sintéticas que condicionam crescimento e desenvolvimento vegetal por estímulo, ou inibição, de processos bioquímicos, metabólicos e, ou, fisiológicos. Etefom, etil-trinexapac, glifosato, metil-sulfumeturon, thidiazuron e nitrato de potássio são ingredientes ativos, frequentemente aplicados em culturas energéticas, extrativas e fibrosas, destacando-se: algodão, arroz, cana-de-açúcar, colza, milho e trigo”, explica.
Como o curto ciclo comercial de sorgo sacarino é de 90 a 120 dia, isso dificulta o planejamento de colheita mecanizada e industrialização. Assim, materiais genéticos precoces e reguladores de crescimento, maturadores ou fitorreguladores seriam alternativas à otimização de agroecossistema.
Os sistemas agrícolas de produção de sorgo sacarino são atrativos ao mercado de bioenergia: economia de água e fertilizantes minerais sintéticos, substancial rendimento de biomassa, razoável qualidade de caldo e lignocelulose, elogiável adaptabilidade fisiográfica a climas tropicais, subtropicais e temperados, e potencial fotossintético de mitigação de emissão de dióxido de carbono são argumentos à exploração comercial da gramínea tropical, competitiva às culturas de arroz, cana-de-açúcar e milho.
No Brasil, implementam-se lavouras de sorgo sacarino em períodos de renovação de canaviais, pretendendo-se, fundamentalmente a minimização de ociosidade de biorrefinarias, destilarias e usinas de moagem, mantendo-as em constante operação; a estratégia previne, inclusive, inflacionamento de preços de bioetanol em postos de abastecimento.
Os autores do e-book são Bruno Moreira, Ronaldo Viana, Paulo Figueiredo, Sergio Ramis, Marcelo Minhoto, André May, Vitor Cruz e Paulo Lopes e pode ser acessado aqui.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura