Figueirão/MS recebe orientação para recuperação de pastagem
A DuPont Brasil Produtos Agrícolas inicia este mês seu calendário de eventos voltados à segurança e boas práticas agrícolas. Em parceria com a Herbicat, empresa que desenvolve, fabrica, comercializa e distribui sistemas e equipamentos de pulverização para o setor sucroenergético, a companhia leva seus projetos de segurança e saúde no campo aos grupos ETH – unidades de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul – e Noble, unidades de Catanduva e Sebastianópolis do Sul, no estado de SP. Os eventos acontecem no período de 19 a 30 de março.
O objetivo central dos cursos é treinar e capacitar profissionais que atuam diretamente na aplicação de defensivos agrícolas, para que trabalhem tendo em mente o uso correto e seguro desses insumos e a sustentabilidade ambiental. O treinamento será ministrado por profissionais da Herbicat, que abordarão conceitos como aplicação de herbicidas, inseticidas e maturadores na cultura da cana-de-açúcar, tecnologias de aplicação, uso de circuito hidráulico e pulverizadores, controles e cuidados com equipamentos e produtos.
Segundo as empresas, ao final do treinamento teórico os profissionais terão a oportunidade de fazer simulações de aplicação de produtos, ou seja, realizarão vistorias em equipamentos, farão sua regulagem e calibração e avaliações em torno da qualidade da aplicação. Fazem parte do conteúdo, ainda, o emprego de EPIs – Equipamentos de Proteção Individual – e medidas para armazenagem e descarte corretos de defensivos agrícolas.
Os coordenadores de marketing, Ivan Jarussi e Edivaldo Panini, e os consultores de contas estratégicas da DuPont, serão os responsáveis pelas palestras sobre boas práticas agrícolas, que serão baseadas num programa da empresa denominado Segurança e Saúde no Campo, iniciativa que já atingiu no País mais de 500 mil pessoas nos últimos anos.
De acordo com Manoel Pedrosa, gerente de marketing para a cultura de cana-de-açúcar da DuPont, uma vez treinadas e aptas para a aplicação de defensivos em cana, os profissionais das usinas podem ajudar essas empresas a difundir as boas práticas em seu local de trabalho, além de contribuir para que haja ganhos na relação custo-benefício decorrente do uso de agroquímicos.
Agroenergia e sustentabilidade – De acordo com Manoel Pedrosa, a DuPont reserva ao Brasil este ano uma série de investimentos no setor sucroenergético. A companhia vem promovendo estudos para melhora da qualidade da matéria-prima dos canaviais, com ênfase no maturador Curavial e no inseticida Altacor, e dará sequência ao posicionamento da mais recente tecnologia que lançou para a cultura: Front, um herbicida completo, indicado ao controle de plantas daninhas em época seca (cana soca-seca).
Ainda na cana-de-açúcar, a DuPont quer avançar nas pesquisas que miram ganhos de sustentabilidade na produção. A empresa conduz pesquisas que visam prover usinas com certificações pelo uso seguro de agroquímicos. Esse trabalho está hoje centrado no inseticida Altacor e numa metodologia que obtém máximo aproveitamento de produtos na lavoura, com recursos de agricultura de precisão.
Dia 19 (segunda-feira): Unidade Rio Claro - Caçu/GO
Dia 20 (terça-feira): Unidade Agua Emendada - Perolândia/GO
Dia 21 (quarta-feira): Unidade Morro Vermelho - Mineiros/GO
Dia 22 (quinta-feira): Unidade Alto Taquari - Alto Taquari/MT
Dia 23 (sexta-feira): Unidade Costa Rica - Costa Rica/MS
Dia 29 (quinta-feira): Unidades Catanduva e Potirendaba - Catanduva/SP
Dia 30 (sexta-feira): Unidades Sebastianópolis e Meridiano - Sebastianópolis do Sul/SP
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura