Doenças do Arroz é tema de guia para consulta rápida

25.01.2013 | 21:59 (UTC -3)
Fonte: Assessoria de Imprensa

O guia Doenças na Cultura do Arroz Irrigado, elaborado para consulta rápida e produzido a fim de facilitar o trabalho do produtor de arroz no campo, está disponível para aquisição através do site

. Trata-se do resultado do incessante trabalho dos pesquisadores Ricardo Silveiro Balardin, Marcelo Gripa Madalosso, Gerson Dalla Corte, Diego Dalla Favera e Nédio Rodrigo Tormen.

Nele, estão elencadas 17 doenças, com explicação detalhada sobre seus sintomas e desenvolvimento, bem como as orientações para um manejo adequado. Ao final da publicação, também se encontram os estádios de desenvolvimento da planta, através do qual o produtor pode acompanhar o crescimento da lavoura e um capítulo sobre tecnologia de aplicação de fungicidas. Uma facilidade pensada para o produtor.

O orizicultor que deseja ter informações atualizadas sobre identificação e controle de doenças vai encontrar neste guia o que precisa para manter a lavoura longe das perdas por patógenos.

O guia também está disponível, numa versão compacta apenas com as doenças, no formato mobile para tablets e smartphones. O aplicativo pode ser encontrado para as plataformas iOS (iPad, iPhone e iPod Touch) e Android (smartphones e tablets) em duas versões: uma paga com as 17 doenças e outra gratuita com as 8 doenças mais comuns. O aplicativo pode ser baixado via App Store e Google Play e o grande destaque está nas fotos em alta resolução para a identificação das doenças a campo.

Esta é uma publicação realizada em parceria com o Instituto Phytus, tradicionalmente conhecido pela qualidade e ética em pesquisa e ensino no Brasil e Mercosul.

Pesquisador PhD em Crop and Soil Sciences, Plant Pathology pela Michigan State University (1997). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Fitopatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: soja, proteção e plantas; feijoeiro, variabilidade de Colletotrichum lindemuthianum e controle químico das doenças; arroz, proteção de doenças foliares. Atua como colaborador ad hoc do Instituto Phytus.

Pesquisador e Doutor em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (2010). Atualmente é Gerente Técnico de Pesquisa e Ensino do Instituto Phytus. Tem experiência na área de Defesa Fitossanitária, com ênfase em Fitopatologia e Tecnologia de Aplicação de Defensivos Agrícolas, atuando principalmente nos patossistemas ligados a soja, arroz, milho, algodão, feijão e trigo.

Economista (2008) e Engenheiro Agrônomo (2010) pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é mestrando do Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola com Ênfase em Fitopalogia, na mesma instituição.

Engenheiro Agrônomo (2009) formado pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestrando em Engenharia Agrícola também na UFSM. Atua como pesquisador com ênfase em Fitopatologia.

Técnico Agrícola pelo CEDUP Água Doce/SC (2005) e Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Santa Maria/RS (2011) e atualmente é aluno de mestrado em Fitopatologia na Universidade de Brasília. Atua no desenvolvimento de pesquisas em fitopatologia nas culturas da soja, feijão e trigo. Nessas culturas, tem se dedicado aos temas tecnologia de aplicação, controle químico e arquitetura de cultivares de soja, principalmente.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025