Doença fatal dos coqueiros com risco de entrada em Roraima é tema de palestra na Embrapa

A apresentação será feita pelo pesquisador Michel Dollet, do Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento – Cirad

16.06.2017 | 20:59 (UTC -3)
Clarice Rocha

Com o objetivo de trazer informações sobre o Amarelecimento Letal do Coqueiro, a principal doença da cultura do coco no mundo, a Embrapa Roraima realizará no dia 20 de junho, das 13h ás 16h30, a palestra “Ocorrência do Amarelecimento Letal nas Americas, Caribe e Áfricas e outras doenças causadas por Phytoplasma em coqueiro”. A apresentação será feita pelo pesquisador Michel Dollet, do Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento – Cirad.

O Amarelecimento letal do coqueiro é uma doença ainda sem ocorrência no Brasil (Quarentenária ausente), mas com alto risco de entrada em Roraima, pois está presente no Caribe. É causada por fitoplasmas transmitidos por insetos e ataca coqueiros e outras palmáceas. Plantas susceptíveis á doença morrem em um período de 3 a 6 meses após o aparecimento dos primeiros sintomas. Nos últimos 30 anos, cerca de 50% dos coqueiros da Flórida e 80% dos coqueiros da Jamaica morreram em consequência do Amarelecimento letal.

O evento terá como públicos-alvo técnicos da Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr), Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), Secretaria de Agricultura do Estado (SEAPA), professores, produtores, extensionistas e estudantes. Os interessados em participar podem comparecer a Embrapa Roraima no dia do evento, sem necessidade de inscrição prévia.

Perfil
Pesquisador francês do Cirad, Michel Dollet é referência mundial em epidemiologia e manejo de doenças letais do coqueiro. De 2015 a 2018, o pesquisador estará desenvolvendo trabalhos em conjunto com pesquisadores na Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju – SE) e Embrapa Roraima na modalidade Pesquisador Visitante Especial, conduzido pelo CNPq.

Informações:
Evento: Palestra “Ocorrência do Amarelecimento Letal nas Americas, Caribe e Áfricas e outras doenças causadas por Phytoplasma em coqueiro”
Data: 20/06/2017
Horário: das 13h ás 16h30
Local: Auditório da Embrapa Roraima


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024