Presidente da CNA defende agilidade na liberação do registro de novos agroquímicos para baratear o preço dos alimentos
A convite da Coordenação dos “Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável”, do Ministério das Relações Exteriores, o professor Edson José Vidal da Silva, docente do Departamento de Ciências Florestais (LCF), da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, atuará como facilitador nas discussões online acerca da temática florestal, em atividade preparatória à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).
A Rio+20 acontacerá na cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 13 e 22 de junho próximo. A Conferência se iniciará pela terceira e última reunião do Comitê Preparatório (Prepcom), de 13 a 15 de junho, e se encerrará com o Segmento de Alto Nível, de 20 a 22 de junho. Entre os dois eventos, o Governo brasileiro, em colaboração com as Nações Unidas, realizará, de 16 a 19 de junho, no mesmo local da Conferência, uma série de “Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável”.
Os Diálogos estão sendo preparados como um instrumento efetivo para que a sociedade civil participe das discussões sobre temas fundamentais relacionados ao desenvolvimento sustentável. As conclusões e recomendações emanadas dos Diálogos serão encaminhadas diretamente aos Chefes de Estado e de Governo que participarão da Conferência no Rio de Janeiro.
Dez temas foram indicados, com base em sua relevância na definição de estratégias públicas e privadas para a promoção do desenvolvimento sustentável e para o futuro da humanidade. São eles: Segurança alimentar e nutricional; Desenvolvimento sustentável para o combate à pobreza; Desenvolvimento sustentável para combate à pobreza; A economia do desenvolvimento sustentável, incluindo padrões sustentáveis ??de produção e consumo; Cidades sustentáveis e inovação; Desemprego, trabalho decente e migrações; Energia sustentável para todos; Água; Oceanos; Florestas.
Vidal atuará inserido no tema Florestas, junto com Benjamin Cashore, professor da Universidade de Yale (EUA) e Michelle Kovacevic, do Center for International Forestry Research (Indonésia). Na prática, mediarão as discussões a partir de uma plataforma digital, desenvolvida pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e lançada na semana de 16 a 20 de abril. “Foram escolhidos 3 instituições que trabalham com florestas no mundo, a ESALQ, a Universidade de Yale e CIFOR. Isso significa que nós fomos escolhidos pelo papel que temos na liderança científica e acadêmica na América Latina”, avalia Vidal.
Participam dessa discussão preparatória todos os segmentos da sociedade civil, incluindo comunidade acadêmica, setores privados, ongs, etc. O debate segue até meados de junho, quando os organizadores esperam ter consolidadas as recomendações resultantes das discussões on line, que serão transmitidas aos membros dos Diálogos. “É um espaço criado para a sociedade civil, de modo que, além de membros convidados, qualquer pessoa pode cadastrar-se”, conclui Vidal.
Interessados em participar dos Diálogos da Rio+20 podem cadastrar-se no site
.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura