Workshop discute controle de pragas da soja
Escolas de Santa Catarina, Espírito Santo e do Rio Grande do Norte e duas estudantes do Paraná e Minas Gerais foram as vencedoras da edição de 2009 do Concurso das Minibibliotecas, promovido pela Embrapa Informação Tecnológica.
O resultado foi divulgado no dia 6 de outubro e pode ser conferido no endereço
.
Na modalidade Projeto, a Escola Estadual de Ensino Fundamental de Toldo Velho (Ipuaçu/SC) conquistou a primeira colocação com o projeto Embrapa x Escola x Comunidade Indígena – Integrando Culturas. Em segundo lugar, ficou a Escola Família Agrícola de Olivânia (Anchieta/ES), que apresentou o projeto intitulado Atividades de retorno da EFA a partir do uso das Minibibliotecas. Pela iniciativa Leitura e alimentação adequada: direito de todos, a Escola Municipal Filomena Cúrcio Cabral (Vera Cruz/RN) receberá menção honrosa.
As estudantes vencedoras da modalidade Redação foram Daniela Mary Feliz Domingues, da Escola Maria Glória Xavier de Mendonça (Francisco Alves/PR), e Thaís Nunes Souto, da Escola Estadual Walmir Almeida Costa (Rubim/MG), com os textos A Feira de Ciências e Conhecimento que gera desenvolvimento, respectivamente. Daniela foi selecionada na categoria Ensino Fundamental e Thaís, Ensino Médio.
A premiação, que terá o apoio da Fundação Banco do Brasil, está confirmada para dia 22 de outubro, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Brasília. Aos escolhidos nas primeira e segunda colocações, serão entregues certificados, placas de participação e microcomputadores, além das passagens aéreas à capital e da concessão de entrevistas especiais aos programas Dia de Campo na TV e Prosa Rural.
Democracia - O Concurso das Minibibliotecas 2009 foi aberto à participação das escolas atendidas pelo projeto em todo o País – cerca de 1.300 instituições de ensino público – e extensivo às dez Escolas Familiares Rurais, localizadas nos municípios moçambicanos de Magude (Maputo), Mangunze (Gaza), Panda e Homoíne (Inhambane), Barada e Mangunde (Sofala) e Nataleia (Nampula), também atendidas pelo projeto, realizado em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
Promovido pelo quarto ano, o concurso destina-se a estimular e reconhecer o trabalho desenvolvido por professores, alunos e comunidades, a partir do conteúdo dos kits das Minibibliotecas, voltados a oferecer – de maneira objetiva e prática – o conhecimento científico produzido pelas unidades de pesquisa da Embrapa no Brasil. A partir de uma coletânea especial de publicações, CDs e DVDs, o material é criteriosamente escolhido e varia de acordo com a realidade regional.
“A ideia é que os crianças e jovens estudantes, filhos de produtores rurais, atuem como disseminadores da informação e ajudem suas famílias nas atividades de produção de alimentos, com geração de emprego e renda e segurança alimentar”, explica o gerente-geral da Embrapa Informação Tecnológica, Fernando do Amaral Pereira.
Kátia Marsicano
Embrapa Informação Tecnológica
(61) 3448 4590 /
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura