Lino De David recebe troféu personalidade da BBM/RS na Expointer 2012
O diretor técnico da Emater/RS, Gervásio Paulus, participou como palestrante, nesta quarta-feira (29), do Ciclo de Debates 2012 promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes). Durante sua intervenção, Paulus tratou do tema Ecodesenvolvimento, propondo reflexões acerca dos desafios atuais para um desenvolvimento econômico com foco na sustentabilidade.
Paulus apresentou o cenário atual de esgotamento de recursos naturais, alta no preço dos alimentos, crise ambiental – com redução da biodiversidade-, mudança no padrão tecnológico de produção, apropriação de recursos naturais e mudanças climáticas como fatores que apontam para a necessidade urgente de mudança de paradigmas produtivos e de consumo. É preciso, segundo Paulus, rever a “agri-cultura”, enquanto atividade que envolve tanto os processos naturais como os processos culturais, muitas vezes constituídos a partir de práticas milenares, como por exemplo, a domesticação de espécies.
Ao traçar um panorama histórico da agricultura, o diretor técnico da Emater/RS-Ascar lembrou que o período da Revolução Verde de certa forma foi exitoso, no que diz respeito à produção em larga escala, por outro lado, revelou-se como fracassado, ao resultar em perdas graves do ponto de vista social e ambiental. “A Revolução Verde teve um saldo de erosão dos solos, contaminação por agrotóxicos, desmatamento acelerado, processo de migração do meio rural para o urbano e aumento do consumo de energias não-renováveis”, destacou.
Para ilustrar o cenário de degradação do ambiente, Paulus afirmou que há uma perda de 500 mil hectares ao ano de campo nativo do Bioma Pampa, devido a múltiplos fatores, entre eles, a extensão da cultura da soja para territórios onde a bovinocultura era tradicional, o que acaba por reduzir, também, a criação de bovinos a pasto, atividade com características únicas que tornam a carne produzida no Sul do Brasil uma das raras no mundo que não prevê o confinamento dos animais.
Durante a sua explanação, o diretor técnico da Emater/RS enfatizou a necessidade de investir em um desenvolvimento rural “além do agrícola”, que significa organizar ações que não tenham como foco somente a questão produtiva, mas, também, que sejam capazes de fortalecer a agricultura familiar e garantir a manutenção dos agricultores no campo, assegurando infraestrutura no meio rural a partir da melhoria das casas, das estradas, da inclusão digital, entre outras ações.
O tema geral do conjunto deste ciclo de palestras da Abes foi: “Repensando o desenvolvimento sustentável frente à Rio + 20”. A atividade ocorreu no auditório da Fundação Getúlio Vargas, em Porto Alegre. Estas conferências compõem as discussões propostas pela Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (Adis) e que apontaram como tema a Rio + 20. Neste quarto encontro da Adis, as discussões, em Porto Alegre, foram dirigidas às questões relativas à segurança alimentar e à produção de alimentos, com base em uma agricultura sustentável, no contexto dos acordos firmados na Rio + 20.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura