MT: ciclo de palestras orienta sobre a emissão de NF-e
A Conab vai divulgar no dia 2 de dezembro, na sua sede, em Brasília, o resultado da pesquisa realizada em 62 Centrais de Abastecimento (Ceasas) de 22 estados brasileiros.
A idéia é apresentar um diagnóstico dos principais problemas enfrentados por essas unidades e propor soluções que poderão ser adotadas pelos entrepostos de comercialização nos próximos anos.
Esse levantamento faz parte da publicação "Diagnóstico do Mercado Atacadista de Hortigranjeiros", que será distribuída no dia do evento. A equipe técnica detectou necessidade de apoio em quase todas a áreas dos entrepostos, como infraestrutura básica, ampliação e adequação de espaços, equipamentos, logística, modelos de gestão, formas de comercialização, capacitação e treinamento de pessoal e tratamento de resíduos.
Segundo os técnicos responsáveis, a obra é composta de estatísticas que mostram a importância das Ceasas no abastecimento nacional. Em 2008, por exemplo, o volume de mercadorias nas unidades ultrapassou a marca de 18 milhões de toneladas, movimentando recursos da ordem de R$ 20 bilhões. As centrais abrigam, também, mais de 10 mil empresas, com a participação de mais de 21 mil produtores cadastrados e geração de milhares de empregos.
"As Ceasas atendem, ainda, 27 bancos de alimentos que assistem pessoas em situação de insegurança alimentar. Além disso, esta medida ajuda a diminuir o desperdício", diz o técnico Newton Júnior.
Raimundo Estevam
Conab
Mais informações:
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura