ESPECIAL AGRISHOW: Presidente da Abimaq diz que modernização da frota aumentaria em 10% a produtividade agrícola brasileira
A Embrapa promove no dia 13 de maio (quarta-feira), a partir das 13h30, no Horto Municipal de Cachoeiras de Macacu (RJ), o dia de campo “Conservação de Solo e Água: a Herança de seus Filhos”.
O evento será composto de três estações: uma sobre solo (solo fértil), a segunda vai abordar a água (água fresca) e a terceira o clima (sombra). Nessas estações, os produtores rurais conhecerão práticas de conservação do solo, uso da água e a influência do clima na agricultura.
“Há 10 anos que a Embrapa está presente em Cachoeiras, em comunidades como a do Faraó e de São José da Boa Morte”, conta a pesquisadora da Embrapa Solos (Rio de Janeiro-RJ) Elaine Fidalgo. “Queremos ter o agricultor familiar conosco. Particularmente nesse ano, em que atravessamos uma crise hídrica, é vital a manutenção desse reservatório de água que é o solo”, reitera Elaine.
A atuação da Embrapa na região, em parceria com a Emater-Rio e a Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca, Abastecimento e Desenvolvimento Regional, já resultou na elaboração de levantamentos de solo, uso da terra e sistemas de produção, por exemplo. Órgãos como o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) utilizam esses dados na elaboração de políticas públicas.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura