ESPECIAL AGRISHOW: Demonstrações de Agricultura de Precisão dão show de tecnologia na Agrishow
A Embrapa está oferecendo dois minicursos para produtores rurais na Agrishow 2015, que está acontecendo nesta semana, em Ribeirão Preto/SP. Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF) e Tecnologia de Aplicação de Defensivos são os temas tratados pelos pesquisadores e técnicos da Empresa de pesquisa, no Núcleo de Tecnologia da feira.
O minicurso sobre defensivos aborda uma técnica para que o produto chegue às plantas nos pontos adequados e na quantidade ideal. Para isso, são distribuídas amostras de papel sensível na plantação que, em seguida, é pulverizada com água. Analisando esses papéis, um software gratuito desenvolvido pela Embrapa (GOTAS) fornece dados para a correta calibração do pulverizador, de forma que a aplicação do defensivo seja otimizada. O chefe de transferência de tecnologia da Embrapa Meio Ambiente, Ladislau Skorupa, explica que, com isso, consegue-se eficiência no combate às pragas e doenças, redução de impactos ambientais e economia de produto e dinheiro.
Para que a aplicação seja ainda mais precisa, a Embrapa desenvolveu e está apresentando na Agrishow um pulverizador eletrostático mais barato do que os importados. A tecnologia consiste na eletrificação das gotas de defensivo, de forma que a planta as atraia, como um para-raios, explica o analista Luiz Guilherme Wadt, também da Embrapa Meio Ambiente. Com o uso dessa tecnologia, foi observado aumento de até 58% na eficiência de aplicação, já que se reduz drasticamente a chamada "deriva", quantidade de produto que não chega às plantas. A Embrapa busca, agora, parceiros para colocar o produto no mercado.
Para difundir o sistema de ILPF, uma área ao lado da Agrishow foi cultivada com eucalípto, forrageiras e grãos. Também há bovinos pastando no local. Os visitantes têm transporte gratuito até a área, onde os técnicos da Embrapa falam sobre os benefícios da adoação do sistema. O produtor rural Pedro Henrique Mendonça, da Bahia, foi conhecer o espaço. Ele cria gado de corte no norte do estado e busca no ILPF uma forma de resistir ao avanço das grandes florestas de eucalípto na região. Ele diz que vai começar a testar a integração em sua propriedade. "Eu acredito na Embrapa", afirma o produtor.
Ainda no Núcleo de Tecnologias da Agrishow, a Empresa está expondo uma coleção de forrageiras e variedade de gergelim e feijão caupi. A Embrapa também está no estande do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, orgão ao qual é vinculada, apresetando microalgas para a produção de biocombustíveis, sensores de baixo custo para irrigação, biorreator para clonagem de mundas, filmes plásticos cosmetíveis e o Sistema de Observação e Monitoramento da Agricultura no Brasil (SOMA).
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura