Caça Esporos: projeto antecipa instalação da ferrugem na lavoura da soja
O Dia de Campo Institucional da Embrapa Trigo (Passo Fundo, RS), está marcado para 27/10. O destaque deste ano são estações que apresentam alternativas para evitar perdas por pragas, doenças e intempéries climáticas nas culturas de inverno.
O evento inicia às 14h, na sede da empresa, às margens da BR 285, km 294.
A programação do Dia de Campo prevê três estações para apresentação de cultivares: trigo, cevada e triticale. No trigo, o último lançamento da Embrapa Trigo, a BRS 296, uma cultivar que tem como principais características a sanidade e a rusticidade, fatores que permitem um baixo custo de produção. Com produtividade média de 3.600 kg/ha, a BRS 296 é da classe comercial pão, com grão semiduro e coloração vermelho claro. A força de glúten (W) é de 227, com ciclo vegetativo precoce - espigamento em 81 dias e maturação em 132 dias.
As doenças fúngicas, que assustaram o produtor neste ano, são tema principal da estação que vai ficar dividida em três assuntos: Manejo e controle de doenças foliares; Controle de ferrugem através de resistência durável; e Minimizando perdas por giberela. Uma estação sobre pragas vai tratar do Manejo do Complexo Pulgão/VNAC. Ainda, uma modelo de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta e uma estação que orienta como evitar perdas por geada.
Nesta edição, o Dia de Campo Institucional da Embrapa Trigo acontece num único dia, reunindo produtores, técnicos e estudantes. O evento acontece com qualquer tempo.
Joseani M. Antunes
Assessoria de Comunicação Embrapa Trigo
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura