Dia de Campo e Curso de IA realizados em Farroupilha/RS obtiveram grande sucesso

10.11.2010 | 21:59 (UTC -3)

A Top in Life e a CRV Lagoa realizaram, com apoio da Associação dos Caprinocultores do Rio Grande do Sul (Caprisul), Kera Nutrição Animal e Intervet, dois eventos em Farroupilha (RS), no mês de outubro, ambos na Cabanha Sepé Tiaraju. Nos dias 14 e 15 de outubro, foi realizado o Curso de Inseminação Artificial Transcervical em Caprinos e, no dia 16, foi vez do I Dia de Campo da Cabanha Sepé Tiaraju.

 

A programação do Curso de IA foi composta por temas como anatomia da fêmea, protocolos de sincronização de cio, técnicas de IA, custo-benefício da IA comparativamente à monta natural, manipulação de sêmen congelado, demonstração prática de IA transcervical, treinamentos práticos e seleção de reprodutores.

 

Já no I Dia de Campo da Cabanha Sepé Tiaraju, os participantes acompanharam duas programações, teórica e prática. Na teórica, foram abordados temas como custo de produção de leite caprino, por Carla Francesconi Noznica, da Capripaulo; melhoramento genético e produção de leite caprino e o papel da ferramenta IA nesse contexto, por Marcelo Roncoletta, sócio-diretor da Top in Life; e a cabra no contexto de desenvolvimento social, por José Walter da Silva, da ABCSaanen.

 

Na programação prática, que aconteceu no final da manhã, foram quatro estações, onde os grupos de participantes ficaram 20 minutos em cada uma delas. A estação 1 abordou características de uma cabra funcional e longeva para produção de leite, com Carla Francesconi Noznica. A estação 2 foi comandada por Sebastião Faria, da Intervet, que abordou higiene de ordenha e qualidade de leite; na estação 3 aconteceu demonstração da técnica de IATF com Érika Morani, sócia-diretora da Top in Life; e na estação 4 aconteceu demonstração da progênie e das mães e irmãs dos reprodutores Erval, Garnier, Esquilo e Estivador, com Alexandre, médico veterinário da Cabanha Sepé Tiaraju. Após as estações, foi realizada visita completa às instalações do capril, seguido de um agradável almoço.

 

De acordo com Marcelo Roncoletta, aproximadamente 50 pessoas participaram do dia de campo, enquanto o curso contou com 18 alunos. "Dentre os participantes dos dois eventos estavam criadores, técnicos, estudantes, enfim, todas as pessoas ligadas à cadeia produtiva. O dia de campo foi bastante interessante e aproveitamos para divulgar a progênie dos bodes, e o dia a dia de um grande produtor de leite caprino", afirma. "O capril é o maior produtor de leite do Brasil. São 1.230 litros produzidos todos os dias", completa.

 

Godi Júnior

swTH Scuzinet Comunicação & Web

(16) 8124-1960

godi.junior@swthscuzinet.com.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025