Basf apresenta resultados de produtividade de soja no Tecnocampo
Dezenas de pecuaristas e técnicos participaram do 2º Dia de Campo Nelore WA, realizado no dia 22 de janeiro, nas Fazendas Córrego Fundo e Furna, em Nova Andradina/MS. O evento contou com palestras sobre melhoramento genético, educação sanitária e manejo de pastagens, além de demonstração de animais e rodada de negócios.
A primeira palestra foi ministrada pela médica veterinária Cláudia Francisco, da (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do Mato Grosso do Sul) de Nova Andradina. Ela falou sobre educação sanitária, a realização e a importância do aumento do conhecimento, após o evento. "Quero que todos tenham aproveitado o dia de campo. Falamos sobre zoonoses, transmitidas entre animais e o homem, legislação, entre outros temas", afirmou.
Representando o prefeito de Nova Andradina, Gilberto Garcia (PMDB), esteve presente o vereador Márcio Costa (PMDB), que agradeceu aos participantes. "O dia foi realmente proveitoso e espero que novas tecnologias sejam implantadas a partir dessa data. O prefeito promete dar atenção especial ao campo. Sou engenheiro agrônomo e também estou à disposição de todos", disse.
Na seqüência, foi a vez da engenheira agrônoma Sandra Regina Dias Ferreira, do Grupo Facholi, que falou sobre o manejo das pastagens e resultados com sementes, destacando a importância da capacitação do produtor para um melhor cultivo. "A formação e a recuperação das pastagens não são novidades, mas os produtores ainda não os fazem corretamente. O pecuarista, quando vai fazer uma formação de pastagens, ainda comete erros. Então é preciso estar sempre capacitado, para o pasto nascer melhor. Tem que incorporar a semente no solo" destacou.
João Carlos Braga, engenheiro agrônomo da linha de pastagens da Dow AgroSciences/Pfizer, deu continuidade à programação falando sobre defensivos agrícolas. "São produtos que necessitam de assistência técnica. Quando bem utilizados e resultado é positivo, o custo-benefício é excepcional. Controlar plantas invasoras de pastagens, apesar de parecer simples na lavoura, nas pastagens têm outros componentes. É preciso um técnico para o diagnóstico, depende do conhecimento das características ecológicas e biológicas das plantas invasoras", afirma.
Sobre as vantagens na utilização de touros melhoradores e alguns conceitos básicos de avaliação genética falou a zootecnista e consultora da ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores), da USP, Priscila Sales de Barros. "As DEPs (Diferença Esperada na Progênie) ainda são pouco conhecidas em alguns lugares, mas têm total condição de serem utilizadas, tanto para escolha de animais de reprodução, quanto para realizar o melhoramento dentro do próprio rebanho", pondera. "Fiquei feliz com alguns comentários dos presentes. Acredito que plantei uma sementinha para que as pessoas busquem mais informações sobre esse assunto. Divulguei a ferramenta e o quão importante ela pode ser", completa.
Completando a programação, foi realizado debate entre os palestrantes e os participantes, através de perguntas e respostas, onde todos puderam tirar suas dúvidas sobre os assuntos abordados. Após o almoço, os participantes conheceram os animais da propriedade através de exposição e rodada de negócios.
Para o engenheiro agrônomo e pecuarista Silvio Carlos Mella, o dia de campo foi muito proveitoso. "Foi muito clara a explanação dos palestrantes. Mesmo como técnico, acabei vendo muitas novidades importantes. Precisamos de tecnologia para otimizar cada componente da produção", afirma. O produtor Anderson Ramero completa dizendo que observou "coisas novas que chegam para somar e que podem ser usadas futuramente na sua fazenda".
O administrador Américo José dos Santos se mostrou entusiasmado com o evento do Nelore WA. "Todas as palestras foram ótimas. Sou comprador de touros em Campo Grande, Araçatuba e Paulo Martins. Vim de Santa Rita do Pardo especialmente para o evento. Com certeza, as dicas vão servir para melhorar ainda mais a produção", disse.
O gerente administrador das Fazendas Furna e Córrego Fundo, Celso Barbosa ressalta que o evento atingiu o objetivo. "Registramos a presença de produtores, administradores e técnicos de Nova Andradina, Ivinhema, Batayporã, Anaurilandia, Ribas do Rio Pardo, Nova Alvorada do Sul, Bataguassu e Campo Grande, entre outras cidades. Os assuntos abordados tiveram boa repercussão e aceitação por parte dos produtores. Com isso, podemos traçar o planejamento para eventos futuros, ainda em 2009", afirma.
Sylvio Wagih Abdalla Junior, diretor do Nelore WA, comentou o sucesso do 2º Dia de Campo. "Superou as expectativas. Ficamos muito contentes em receber vários criadores de regiões do Mato Grosso do Sul, não só para assistir as palestras, mas também para trocar idéias. Foi muito importante essa troca de experiências, o aprendizado com os palestrantes de alto nível e os parceiros do evento", destaca. "Temos a idéia de realizar, ao longo do ano, de dois a três dias de campo. Temos que discutir, aprender, melhorar e desenvolver a atividade. Tanto o produtor, como a pecuária ganham", finaliza.
Thell de Castro
swTH Scuzinet Comunicação & Web
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura