Embaixador do Japão visita a Embrapa-RR
O Dia de Campo Angus no Paraná realizado em 06 de junho na Moreira Salles Agropecuária, em Moreira Sales/PR, mostrou resultados positivos encontrados pela propriedade a partir da utilização da raça Aberdeen Angus no cruzamento industrial.
Segundo o administrador da Moreira Salles Agropecuária, Flávio Abelaira Villela, enquanto até 2006 a fazenda trabalhava com idade de abate de 30 meses, obtidos com animais zebuínos; de lá para cá, a partir da introdução do cruzamento industrial de touros Angus PO em vacas Nelore, o período de abate caiu para ser realizado com animais cruza Angus aos 18 meses.
Villela julgou ainda de extrema importância a apresentação feita pelos técnicos da Associação Brasileira de Angus, presentes no evento, Antônio Francisco Chaves Neto e Fernando Velloso quanto à adaptação dos animais Angus, pelagem preta (adotada na fazenda), em regiões de altas temperaturas. “A palestra dos técnicos da ABA só veio ratificar o trabalho e o resultado que estamos obtendo aqui na Moreira Salles Agropecuária, pois 100% dos nossos touros Angus PO são pretos e têm se adaptado muito bem nessa região quente do Paraná”, reforçou.
A equipe da Moreira Salles Agropecuária, auxiliada pelo médico veterinário Adriano Regiane Pereira, da Coamo Agroindustrial Cooperativa, apresentou a integração entre agricultura e pecuária adotada, mostrando o desempenho do terneiro cruza Angus em área de plantio de aveia, e a técnica de confinamento no qual os terneiros recebem 70% de concentrado e 30% de volumoso no período de terminação, foi apresentada pelos zootecnistas Carlos Osório e Rui Aranha Figueredo, representando a Nutron Alimentos. O médico veterinário Luciano Penteado, representando a Firmasa, abordou a utilização de tecnologias em Reprodução Animal; já o médico veterinário Luis Eduardo Zampar, da cooperativa Conpcarnes (Cooperativa de Ovinos e Novilho Precoce do PR) avaliou a necessidade da união dos produtores para valorizar a carne oriunda de cruzamento industrial no momento da comercialização.
Segundo o administrador da propriedade, outro ponto interessante repassado ao público de 138 pessoas que acompanharam a atividade foi a palestra do zootecnista Antônio Chaker Neto, da Terra Desenvolvimento Agropecuário. “Chaker tratou da parte financeira, de como o pecuarista precisa mensurar o que produz de carne por hectare exatamente como faz o agricultor para observar sua produtividade de sacas por hectare”, revelou. O técnico da Associação Brasileira de Angus Fernando Velloso, também gerente do Programa Carne Angus Certificada, identificou o grande interesse de criadores da região pelo uso da raça no cruzamento industrial. Velloso também avaliou como muito válida a oportunidade de comprovar a viabilidade da raça no cruzamento, também em regiões de clima quente, e a redução nas idades à reprodução e período de abate demonstrados pelos promotores no Dia de Campo. “É visível a melhora de indicadores.” Para o técnico da ABA Antônio Francisco Chaves Neto mesmo a fazenda tendo um gado muito bom tanto na cria quanto na recria, foi apresentado para o público, formado na maioria por pecuaristas e técnicos, as técnicas no manejo de touros e a importância de se prevenir o rebanho contra pragas, principalmente carrapatos.
O ex-presidente da Associação Brasileira de Angus e criador da raça na Cabanha Cia. Azul (Quaraí/RS), Reynaldo Titoff Salvador, ficou impressionado com o interesse dos criadores com o manejo dos animais Angus no Paraná, a realização de alianças mercadológicas para produzir e fornecer carne Angus a supermercados do Estado e quanto à curiosidade pelo Programa Carne Angus Certificada, da ABA.
“Parabenizo a organização da Moreira Salles Agropecuária e as palestras dos técnicos da Associação Brasileira de Angus”, frisou.
Glória Maria Moreira Salles, proprietária da Moreira Salles Agropecuária, se mostrou satisfeita com o evento. Segundo o administrador da propriedade a expectativa é realizar a segunda edição do Dia de Campo Angus no PR no ano que vem. Hoje, a Moreira Salles Agropecuária fornece carne de animais cruza Angus a duas cooperativas da região que repassam a cooperativas supermercadistas do oeste paranaense.
Informações adicionais sobre a Associação Brasileira de Angus: (51) 3328 9122 /
Fonte: Associação Brasileira de Angus/Assessoria de Imprensa Luciana Bueno; (51) 9181 7734
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura