Prazo de vacinação contra aftosa é ampliado
A produção brasileira de milho em 2008 (colheita de verão e safrinha) totalizou 58,6 milhões de toneladas, frente a um consumo interno de 44,5 milhões de toneladas, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que ainda estima produção de 55,2 milhões de toneladas para a safra 2008/09. O aumento da oferta de milho no mercado interno deve ajudar a reduzir ainda mais os preços do principal insumo das indústrias produtoras de alimentos animal para aves, suínos e bovinos.
Mesmo diante do cenário atual a Di Solo Sementes, situada em São Carlos (SP), mantêm-se no mercado de maneira forte e sólida. Com investimentos em inovação tecnológica e pesquisa para produção de sementes de alta qualidade a Di Solo completa 30 anos de existência.
A empresa iniciou suas atividades comerciais como produtora de sementes em 1978 e comercializa suas sementes em todos os estados onde se pratica agricultura, através de parcerias comerciais e distribuidores autorizados.
“Conseguimos nos manter no mercado porque verticalizamos a produção, produzimos nossa própria semente. Dessa forma conseguimos manter preços competitivos perante a concorrência”, explica o engenheiro agrônomo e proprietário da empresa Nicola Vincenzo Di Salvo.
Seus campos de produção estão localizados nos estados de São Paulo e Goiás. Em 1994 a empresa adquiriu uma área de 2,5 mil hectares em Campo Alegre (GO). Esse local fica numa região de altitude elevada, os campos de produção são irrigados, que proporcionam um padrão de qualidade para produção e armazenamento de sementes.
“Toda a produção da Di Solo é beneficiada em São Carlos (SP). Atualmente está em fase inicial de construção uma unidade de beneficiamento de sementes em Campo Alegre de Goiás, pois queremos juntar na mesma área a produção de campo com o beneficiamento das sementes”, anuncia Nicola. A empresa fornece sementes principalmente aos pequenos e médios produtores, principal público alvo da empresa.
Um dos aspectos que diferencia a empresa de outros produtores do mesmo porte é o investimento em pesquisa, através do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento de Novos Cultivares, que é coordenado pelo engenheiro agrônomo Frederico Di Salvo. As pesquisas são realizadas em parcerias com empresas privadas e através de convênios com universidades para o desenvolvimento de novas sementes de milho e soja.
Hoje a Di Solo atua em todo o território nacional, com sementes certificadas e fiscalizadas de feijão, milho, arroz e sorgo, trabalhando com materiais genéticos desenvolvidos através de pesquisa própria, ou multiplicando materiais fornecidos pela Embrapa e CATI.
Alem da produção de sementes do tipo variedade, mercado em que Di Solo tem uma boa participação, em 2006 a empresa passou a produzir sementes hibridas de milho. O tamanho desse mercado é maior, está presente em todo Brasil e nossa participação nele, proporcionará a empresa maior visibilidade e melhores resultados financeiros, completa Nicola.
“Para administrar esse novo negócio que é mais competitivo, contratamos Guilherme Mezzena um profissional com conhecimento e experiência nessa área”, fala Nicola.
A empresa não vai parar de produzir as sementes do tipo variedade, porém vão somar as suas vendas as novas sementes híbridas, que resultará um retorno financeiro mais alto. Os produtos híbridos da Di Solo já estão no mercado, com o milho DSS1001, primeiro híbrido duplo e com o novo milho Sócrates, de porte baixo, maior tolerância às doenças, com um ciclo mais curto e potencial de produção mais alta.
Um dos responsáveis pelo sucesso das novas sementes da empresa é o engenheiro agrônomo Alessandro Di Salvo, responsável pelo Departamento de Produção que está localizada em Goiás.
O proprietário da Di Solo faz ainda uma análise do setor atualmente. “Hoje a agricultura está maior, mais profissional e também mais exigente do que há 20 anos. Para participar desse mercado, há necessidade de modernizar a empresa para continuar participando dele”. A administração e vendas da Di Solo Sementes estão em São Carlos (SP), na rodovia Washington Luis - km 228 e mais informações podem ser obtidas através do telefone (16) 3368-3030, e-mail disolo@disolo.com.br, www.disolo.com.br
Livia Rodrigues
Assessora de Imprensa
(16) 33737374
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura