Dez mil quilômetros movido a biodiesel

10.08.2009 | 20:59 (UTC -3)

O fotojornalista japonês Shusei Yamada acaba de dar início a uma nova etapa na expedição que representa um marco na área de sustentabilidade. À bordo de um utilitário esportivo movido à biodiesel, ele vai atravessar o Japão.

Serão 10 mil quilômetros, saindo de Tokyo, passando por Okinawa, no extremo sul, e Hokkaido, no norte, e regressando à capital japonesa. A expectativa é que viagem se encerre em dezembro.

A expedição chamada de Biodiesel Adventure é um projeto apoiado pela LANXESS, um dos principais players da indústria química mundial, cujo objetivo é provar que o biodiesel pode ser uma fonte futura eficaz de energia.

Todo o combustível utilizado no trajeto de Yamada é feito a partir da coleta de óleo vegetal usado para frituras em residências e restaurantes. As resinas de troca iônica desenvolvidas pela LANXESS são as responsáveis por remover as impurezas e uma unidade de produção ultra-compacta a bordo faz o refino para mover o veículo.

Segundo Marcelo Lacerda, presidente da LANXESS, o projeto, que já passou por 17 países e cobriu um total de 47.853 km, ilustra a importância dos investimentos em pesquisa e desenvolvimento na indústria química, em especial, e serve como uma referência para todo e qualquer setor.

Fonte e mais informações: Communica Brasil - (11) 3868-0300

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025