Devon escolhe os melhores da raça

03.09.2009 | 20:59 (UTC -3)

A pureza racial e a estrutura perfeita foram as principais características apresentadas pelos animais Devon no julgamento de machos e fêmeas realizados quarta-feira (02/09), na Expointer.

O jurado Aldo José Tavares dos Santos destacou a profissionalização das cabanhas que levaram para a feira exemplares com ótima qualidade genética. “Os animais tinham uma homogeneidade entre si. Todos contavam com biótipos de carne, com carcaças bem estruturadas e uma cobertura de carne importante. Os grandes vencedores foram exemplares que se destacaram nestes aspectos”, diz.

Participaram dos julgamentos 25 fêmeas e 27 machos, em 34 categorias. Os animais foram avaliados de acordo com o biótipo exigido nos mercados nacional e internacional de carnes. A fêmea grande campeã foi o box 1446, da Caboatã Agropecuária, de Esmeralda, de Marcos Evaldo Pandolfi. “Concorremos com cinco exemplares este ano. É a primeira vez que ganhamos prêmios e o campeonato. Nosso mérito maior é ter concorrido com tradicionais cabanhas e ter vencido. Foi maravilhoso. Isso nos motiva a seguir na seleção de animais”, conta Pandolfi, que também ganhou o prêmio Lauro Macedo, com o exemplar box 1431. A premiação, criada nesta edição, é destinada a estreantes e expositores como forma de estímulo à produção de animais de excelência. O reservado de grande campeã ficou com o exemplar 1453, da Cabanha Corticeiras, de Camaquã.

No julgamento de machos, o grande campeão da raça ficou com o exemplar box 1419, da Cabanha Azul (Quaraí-RS), de dois anos, de propriedade de João Vieira de Macedo Neto. O título foi comemorado por toda a família. Suzana Salvador Macedo, filha de Macedo, explicou que o animal apresenta a estrutura buscada pela cabanha, que é de exemplares com muita carne. “É o primeiro prêmio deste touro, que se caracteriza por ter muita harmonia, uma correção estrutural e funcionalidade”, destacou. O reservado de grande campeão ficou com o exemplar box 1428, da Corticeiras, o mesmo que ganhou o título de animal mais pesado da Expointer. “Tanto o grande campeão quanto o campeão reservado têm peso final importante, mas a suavidade dianteira e musculatura posterior foram os diferenciais do vencedor”, disse Aldo, frisando que ambos exemplares eram excelentes.

A presidente da Associação Brasileira de Criadores de Devon (ABCD), Elizabeth Cirne Lima, comentou que o padrão de qualidade dos animais apresentados no julgamento deste ano foi muito superior ao do ano passado. Para a presidente da entidade, o jurado satisfez os anseios da ABCD por escolher animais de alta genética e que primam pelo potencial de transmissão destas características para o sistema de produção em escala comercial. “O Aldo traz no sangue a experiência na produção de Devon de alta genética e trabalha, há mais de 15 anos, de forma intensa com gado comercial”, explica Elizabeth.

Sobre o Prêmio Lauro Macedo

Essa premiação foi criada neste ano como forma de estímulo aos estreantes e expositores que ainda não tinham sido premiados, mas que tem se dedicado à criação de animais de excelência. O prêmio homenageia Lauro Macedo, da cabanha Azul, pelo grande trabalho zootécnico, desenvolvido ao longo dos anos na criação de animais de qualidade e de alto padrão genético.

Campeã Lauro Macedo Fêmea: Box 1431 – Cabanha Caboatã – Marcos Evaldo Pandolfi

Campeãs Fêmea

Campeonato Terneira: Box 1431 – Caboatã Agropecuária – Marcos Evaldo Pandolfi

Campeonato Vaquilhona Menor: Box 1439 – Santa Inês – Walmor Paulo Albrecht e Filhos

Campeonato Vaquilhona Maior: Box 1444 – Caboatã Agropecuária – Marcos Evaldo Pandolfi

Campeonato Vaca Jovem: Box 1446 – Caboatã Agropecuária – Marcos Evaldo Pandolfi

Campeonato Vaca Adulta: Box 1453 – Corticeiras Agropecuária Ltda – Carmem Maria Jardim e Filhos

Grande Campeã Fêmea: Box 1446 – Caboatã Agropecuária – Marcos Evaldo Pandolfi

Campeã Reservada: Box 1453 – Corticeiras Agropecuária Ltda – Carmem Maria Jardim e Filhos

Campeões Macho

Campeonato Terneiro: Box 1406 – Corticeiras Agropecuária Ltda – Carmem Maria Jardim e Filhos

Campeonato Júnior: Box 1412 – Cabanha Azul – João Vieira de Macedo Neto

Campeonato Dois Anos: Box 1419 - Cabanha Azul – João Vieira de Macedo Neto

Campeonato Sênior: Box 1428 – Corticeiras Agropecuária Ltda – Carmem Maria jardim e Filhos

Grande Campeão Macho: Box 1419 – Cabanha Azul – João Vieira de Macedo Neto

Campeão Reservado: Box 1428 Corticeiras Agropecuária Ltda – Carmem Maria jardim e Filhos

Fonte: Moglia Comunicação Empresarial - 51 30293249

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025