Devon elege seus campeões

30.08.2012 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: Assessoria de Imprensa

A Cabanha Corticeiras Agropecuária Ltda. foi a grande vencedora do julgamento de fêmeas da raça Devon ocorrido hoje (29/8) pela manhã em Esteio. É de propriedade da cabanha as vacas Laura, box 1394, eleita grande campeã da disputa, e Miriam, box 1372, escolhida Reservada de Grande Campeã. Em 47 anos de participação na Expointer, a Corticeiras acumula uma série de prêmios na raça Devon. "Cada conquista é uma grande alegria e coroa nossa dedicação e carinho com a cabanha. Fizemos hoje barba e bigode no julgamento", brinca a representante da Corticeiras.

No campeonato dos machos, a Cabanha São Valentin repetiu os bons resultados que vem conquistando nos últimos anos ao ganhar o grande campeonato da raça, com o box 1364, e o reservado de Grande Campeão, com o 1350. "Estamos celebrando nosso tricampeonato na Expointer. Cada conquista nos emociona, ainda mais considerando nosso trabalho em família", afirma Reinoldes Cherubini.

Depois do sucesso da edição do ano passado em que lançou o prêmio Jovem Expositor, a Associação Brasileira de Criadores de Devon comemora mais uma edição de um Julgamento inovador com a realização do prêmio Chiripá, dedicado exclusivamente às mulheres com animais inscritos na disputa. A grande campeã fêmea desta categoria foi o box 1393, da expositora Soely Hoffmann, da Cabanha Santa Lúcia, de André da Rocha. "Foi uma grande surpresa e muita emoção conquistar esse reconhecimento inédito do trabalho da mulher na atividade rural", afirma. Soely foi a bicampeã da tarde, ao vencer também o campeonato machos com o box 1368.

O julgamento também reconheceu os melhores exemplares inscritos no Prêmio Jovem Expositor, com a participação de jovens de 8 a 18 anos. A Cabanha Santa Lúcia foi novamente vencedora na categoria fêmeas, com o box 1379, exposto pela jovem Ana Paula Paludo Hoffmann. O Jovem Expositor machos ficou para Marcos Cherubini, de 12 anos, da Cabanha São Valentin, levando o bicampeonato da disputa, com o box 1350.

O jurado Flávio Montenegro Alves comentou, ao final do julgamento, que buscou nos exemplares a harmonia entre pureza racial e funcionalidade. "Buscamos animais carniceiros e com boas características de reprodução. Os exemplares vencedores apresentaram bem essas características", afirma Alves.

Para o presidente da ABCD, Adelar Santarem, os animais apresentados nos julgamentos coroam o bom momento vivido pela raça. Santarem também comemora o sucesso dos prêmios Chiripá e Jovem Expositor. "Essas inovações renovam e dão mais alegria e emoção para provas tradicionalmente realizadas", afirma.

Campeãs Fêmeas

- Reservada de Grande Campeã

Box 1372 – Expositor: Corticeiras Agropecuária Ltda – Cristal

- Grande Campeã

Box 1394 – Expositor: Corticeiras Agropecuária Ltda – Cristal

- Campeã Troféu Chiripá

Box 1393 – Expositor: Cabanha Santa Lúcia – André da Rocha – Soely Barreto Hoffmann

- Campeã Jovem Expositor

Box 1379 – Expositor: Cabanha Santa Lúcia – André da Rocha – Ana Paula Paludo Hoffmann

Campeões Machos

- Reservado de Grande Campeão

Box 1350 – Expositor: Cabanha São Valentin – Nova Prata

- Grande Campeão

Box 1364 – Expositor: Cabanha São Valentin – Nova Prata

- Campeão Troféu Chiripá

Box 1368 – Expositor: Cabanha Santa Lúcia – André da Rocha – Soely Barreto Hoffmann

- Campeão Jovem Expositor

Box 1350 – Expositor: Cabanha São Valentin – André da Rocha – Marcos Cherubini

- Campeonato de Progênie

Garupá 6142 Granada Pedra (Torpedo) – Expositores: Corticeiras Agropecuária Ltda – Cristal; e Ferrosul Administração e Participações Ltda – Caxias do Sul

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025