Devon avança em parceria para criação de selo de qualidade

26.10.2009 | 21:59 (UTC -3)

O projeto de criação do selo de qualidade da carne Devon deu um importante passo neste final de semana. A Associação Brasileira de Criadores de Devon (ABCD) promoveu palestra entre os associados e a Rural Consult.

A empresa, há 20 anos no mercado, é especialista em oferecer estratégias para potencializar negócios produtivos. A estratégia é fortalecer o negócio através de parcerias entre pecuaristas e por meio da segmentação das etapas produtivas. “A proposta viabilizaria a criação da certificação de carne Devon, mas, a longo prazo, pode se estender para toda a pecuária gaúcha e aumentar a produção do Estado”, diz Elizabeth Cirne Lima, presidente da ABCD.

A proposta do programa RuralTotal, da Rural Consult, prevê parcerias estratégicas entre os players da operação. “O pecuarista tem que ser especialista. Os processos de cria, recria e engorda até o frigorífico seriam divididos inclusive com pequenos criadores, que não têm crédito, mas que negociariam com o próprio produto. Apenas os terminadores entrariam com o dinheiro”, diz Cristina Queiróz, consultora da empresa. O modelo para o Estado seria semelhante ao implementado em Rondônia. Lá, um touro, por exemplo, é trocado por 14 bezerros de 180 quilos, entregues em um ano. A fórmula do RuralTotal se baseia no tripé genética, volume e constância. Pela proposta, os parceiros entre as etapas poderiam estar em um raio de até 200 quilômetros um do outro.

Para Cristina, que acumula experiências bem sucedidas em projetos no Centro-Oeste e no Norte do país, o grande diferencial do Rio Grande do Sul é a genética do seu rebanho. “O volume é essencial para o negócio ser rentável, e isso se conseguiria com o trabalho em conjunto. O produto do RS ganharia por conta da genética maravilhosa que se encontra aqui”, explica a consultora.

A eficácia do programa exige certificação, identificação e monitoramento de todo o rebanho. Pelo processo, no Devon, além de aumentar a produção de gado de corte, o RuralTotal auxiliaria na solidificação do selo da carne. Para iniciar o negócio, segundo Cristina, seriam necessários 3 mil animais para abate. A ideia foi bem aceita pelos associados. A Associação seguirá debatendo o projeto e estudando núcleos regionais para viabilizar o programa no Estado.

Devon elege melhores da raça na Expofeira de São Francisco de Paula

Durante a programação da Convenção Anual de Devon, foram escolhidos os melhores animais da raça. O jurado Rodrigo Cherubini, de família que há 62 anos cria a raça, destaca que todos os animais avaliados apresentaram bons acabamentos. Nos rústicos, que tiveram como vencedores os touros 1171 (PO) e 057 (PC), ambos da Cabanha Palmeira, de Camaquã, o avaliador se impressionou com o comprimento, com a musculatura traseira, com a pureza racial e com a precocidade dos exemplares.

Nos animais de galpão, a Agropecuária Camboatã, de Esmeralda (RS), venceu com o Grande Campeão Macho (sênior) e Grande Campeã Fêmea (terneira). “O macho é um exemplar muito desenvolvido, com profundidade e pureza racial, enquanto a fêmea, apesar de nova, mostra que será uma perfeita mãe, com uma bacia ampla”, diz Cherubini.

A Convenção ocorreu no final de semana, na serra gaúcha, junto com a 24ª Exposição Agropecuária de São Francisco de Paula. O Devon levou para a feira 43 exemplares, de cinco criadores. O evento reuniu quase 500 animais entre equinos, ovinos, bovinos e aves.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025