Desempenho de variedades de banana é analisado em Dom Pedro de Alcântara/RS

17.05.2013 | 20:59 (UTC -3)
Carine Massierer

Observar e avaliar a situação de cultivares de bananas resistentes às doenças. É com este propósito que a equipe da Emater/RS-Ascar em Dom Pedro de Alcântara irá realizar, na próxima quarta-feira (22), uma tarde de campo na propriedade de Rudimar Bilibio, localizada na Comunidade da Baixada.

O evento, que começa às 14h, é voltado para os agricultores familiares de banana do Litoral Norte do Estado. A estimativa é que mais de 50 pessoas compareçam a esta atividade, entre bananicultores e extensionistas. De acordo com o chefe do escritório da Emater/RS-Ascar, Paulo César Peretto Dalpiaz, a análise começou em janeiro de 2012, quando foi instalada uma unidade demonstrativa na propriedade de Bilibio com cultivares do grupo prata, provenientes da Embrapa.

Tais exemplares são imunes ao Mal do Panamá e à Sigatoka Amarela, doenças cujos sintomas se manifestam nas folhas das bananeiras e podem causar prejuízo aos frutos e consequentes perdas na produção.

O cultivo de banana em Dom Pedro de Alcântara é a principal atividade agrícola, ocupando 800 hectares, dentre os quais 35% são dedicados ao plantio de banana caturra e 65% com a produção de banana prata.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025