Encontro de Irrigantes na FARSUL reúne mais de 100 participantes gaúchos
O superintendente de armazenagem da Conab, Rafael Bueno, esteve na última quarta-feira (27), no Oeste da Bahia, para definir o local onde será instalação o armazém público com capacidade para 150 mil toneladas. Ele veio acompanhado pelos assessores da presidência da Conab, João Bertolino de Oliveira Neto e Luiz Antônio de Castro.
O terreno escolhido pela equipe da Conab fica no município de Luís Eduardo Magalhães, tem localização estratégica - por sua proximidade da BR 020 - e já possui infraestrutura elétrica. A unidade que será construída no local segue a linha da sustentabilidade, com a utilização de recursos renováveis (energia solar) e emissão mínima de poluentes no ar, causando menor impacto no meio ambiente.Dos dez armazéns que serão construídas pela Conab no país, a unidade baiana será a maior e deverá custar R$ 45 milhões.
Segundo o superintendente de Armazenagem da Conab, Rafael Bueno, o Oeste da Bahia foi escolhido para construção de um armazém público por sua localização estratégica. “ O armazém ficará numa região agrícola já consolidada e permitirá a formação de estoques públicos, além de ser um ponto de ligação entre o pequeno e o grande produtor. Lembrando que, junto com o armazém, virão diversos programas sociais da Conab.”, disse.
A vinda dos representantes da Conab à Bahia foi articulada pelo presidente da Aiba, Júlio Cézar Busato, que esteve em Brasília, no dia 19 de junho, para pedir celeridade no processo de implantação do silo. Junto com o conselheiro técnico da Associação, o economista Raimundo Santos, Busato acompanhou a visita da equipe da Conab ao Oeste da Bahia.
“ Estamos confiantes por ver que o armazém do Oeste da Bahia está caminhando para se tornar realidade. O próximo passo será dar início a licitação e, após correrem todos os trâmites legais, as obras deverão ter início em abril de 2014. “, comemorou Júlio Cézar Busato.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura