CVP reúne em SP cúpula do Mercosul para discutir sanidade animal

18.04.2012 | 20:59 (UTC -3)
Mônica Bidese

O Brasil, por meio do Mapa, participa da reunião do Comitê Veterinário Permanente do Mercosul (CVP), na Estação Quarentenária do Mapa na Ilha de Cananéia (EQC), em São Paulo entre os dias 19 e 20 de abril. A entidade é formada pelos cinco países do bloco: Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai e pela Bolívia e tem como objetivo fortalecer a sanidade animal da região. O CVP é presidido pelo diretor do Departamento de Saúde Animal (DSA) do Ministério, Guilherme Marques, e contará nessa reunião com a presença do Secretario Executivo do Mapa, José Carlos Vaz. Além de dar as boas vindas a todos os integrantes do CVP, Vaz visitará as instalações da EQC e terá encontro com autoridades locais.

Durante a reunião, serão discutidos os desafios referentes às questões sanitárias da região como o da Peste Suína Clássica e a Febre Aftosa. A importância do fortalecimento dos serviços veterinários de todos os países também estará presente na pauta do grupo. O tema foi tratado na reunião da Comissão Agropecuária do Sul (CAS), formada por todos os ministros de estado dos países citados, que se reuniu recentemente nos dias 16 e 17 de abril, em Santa Cruz de la Sierra, Bolívia. Representantes do Paraguai relataram os procedimentos que vem adotando para reestabelecer o status sanitário e fortalecer as ações para que novos focos de aftosa não voltem a ocorrer.

O Brasil tem metas ousadas e pretende reconhecer todo o território nacional como livre de febre aftosa com vacinação até o ano de 2013. Para o ministério é possível cumprir os desafios internos e ainda auxiliar os demais países do bloco, desde que os assuntos sanitários sejam enfrentados de forma regional.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025