Custos de produção do trigo e feijão são revisados em diversos municípios do Paraná

Visitas para a atualização dos custos do trigo ocorrerão nos dias 29 e 30, nos municípios de Dois Vizinhos e Cascavel, respectivamente; no caso do feijão, elas ocorrerão no dia 27, no município de Francisco Beltrão

26.06.2023 | 14:18 (UTC -3)
Conab

A partir desta semana, técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) visitam o estado do Paraná para levantar informações relativas aos custos de produção de trigo e de feijão. As visitas para a atualização dos custos do trigo ocorrerão nos dias 29 e 30, nos municípios de Dois Vizinhos e Cascavel, respectivamente. No caso do feijão, elas ocorrerão no dia 27, no município de Francisco Beltrão. O critério de escolha se deu em razão do volume de produção desses grãos e sua importância para a Região Sul.

O custo de produção é a soma dos valores de todos os recursos (insumos e serviços) utilizados no processo produtivo de uma atividade agropecuária. As informações são coletadas por meio de painel, que é um encontro técnico em que os entes da cadeia produtiva, por consenso, caracterizam a unidade produtiva modal da região e indicam os coeficientes técnicos relacionados com os insumos agropecuários e os preços que compõem o pacote tecnológico dessa unidade.

Os participantes do painel podem ser: produtores rurais, representantes de classe (sindicatos, federação, confederação), de cooperativa e associação, de assistência técnica e extensão rural, de movimentos sociais, de órgãos estatais e não estatais ligados à agricultura, de instituição financeira, de pesquisa agropecuária, de centros acadêmicos, de concessionária e ou fabricante de insumos, de máquinas e implementos agrícolas e outros convidados pela Companhia.

O custo de produção é uma ferramenta de controle e gerenciamento das atividades produtivas. Por meio dele, são geradas informações para auxiliar nas tomadas de decisões pelos produtores rurais e na formulação de estratégias pelo setor público e privado. Os dados também são utilizados pelo Governo Federal como um dos principais parâmetros na elaboração dos preços mínimos e no cálculo dos valores de garantia utilizados como referência para o Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF). 

Além disso, servem como referência para os cálculos na obtenção de crédito por meio do Financiamento para Estocagem de Produtos Agropecuários (FEE) e na Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM).

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro