BSBIOS e Cotribá estabelecem parceria para desenvolver a cultura do trigo
Objetivo é produzir etanol a partir do cereal; variedades de trigo BS Etanol e BS Etanol 8 entrarão no mercado a partir de 2024
As equipes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estão em campo neste mês de outubro para levantar custos de produção de diversos produtos em São Paulo (amendoim e borracha natural), na Bahia (maracujá e piaçava) e em Minas Gerais (pequi, umbu e macaúba). As áreas analisadas contam com a produção majoritariamente da agricultura familiar e da sociobiodiversidade.
O objetivo dos encontros é reunir um público formado entre os agentes do setor e a equipe técnica da Conab para levantar os coeficientes técnicos e preços de fertilizantes, uso de defensivos, variedade de sementes, mão de obra, máquinas e outros, visando definir os parâmetros, atividades e insumos modais utilizados e estabelecer o volume de gastos relativos à atividade.
Os primeiros painéis foram realizados no início desta semana em São Paulo. Os técnicos da Conab também se reuniram com os setores da piaçava e do maracujá, na Bahia, e com representantes do pequi, do umbum e da macaúba, em Minas Gerais.
Os custos de produção definidos pela Companhia são atualizados constantemente e utilizados para a elaboração das políticas públicas no país, nos segmentos ligados ao processo produtivo. Destaca-se a importância da definição dos custos de produção na execução do Programa de Garantia de Preço para a Agricultura Familiar (PGPAF) e da Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio), que buscam garantir a remuneração mínima aos produtores, assegurando a produção e a manutenção da renda no campo.
As culturas analisadas em São Paulo têm particular relevância na análise de custos pela representatividade do referido estado na produção nacional. No caso da borracha natural, a safra paulista 2021/2022 corresponde a 60% do total do país, segundo dados do Instituto de Economia Agrícola (IEA) do governo de São Paulo. Já no caso do amendoim, o levantamento mais recente publicado pela Conab aponta para uma representatividade de 92,7% da safra estadual em relação à nacional para o ciclo 2021/2022.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Objetivo é produzir etanol a partir do cereal; variedades de trigo BS Etanol e BS Etanol 8 entrarão no mercado a partir de 2024
O maior percentual de crescimento estimado é na produção de algodão total (pluma e caroço), que salta 12,5%, passando de 1,3 milhão de toneladas em 2021/22 para 1,5 milhão de toneladas em 2022/23