Workshop discute controle de pragas da soja
Evento reúne 22 participantes do Brasil e da América Latina, que vão ampliar os sues conhecimentos sobre tecnologias de produção sustentável de hortaliças.
Começou terça-feira (13) em Brasília a quarta edição do Curso Internacional de Produção Sustentável de Hortaliças. O evento, promovido pela Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) com recursos da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), irá reunir, até o dia 12 de novembro, 17 técnicos de países da América Latina, além de cinco brasileiros.
De acordo com o chefe adjunto de Comunicação e Negócios da Embrapa Hortaliças, Warley Marcos Nascimento, o curso é oferecido prioritariamente a profissionais que atuam na extensão rural em seus países. Este ano, afirma, o número de participantes é uma novidade. “Em 2009, temos 15 participantes com despesas custeadas pela Jica, sendo cinco colombianos, três paraguaios, dois equatorianos, além de participantes da Bolívia, da Guatemala, da Nicarágua, da República Dominicana e do Uruguai. Por sua vez, a ABC ofereceu recursos para abrirmos mais duas para técnicos haitianos que trabalham em projetos de cooperação da Embrapa naquele país. Tudo isso, além de cinco vagas para brasileiros.”
Outra novidade, de acordo com o pesquisador, é a concentração das atividades no Distrito Federal e na região do Entorno. Anteriormente, era realizada uma visita de uma semana a São Paulo para conhecer áreas de produção, distribuição e comercialização. Para Warley Nascimento, a opção de permanecer no DF se justifica uma vez que atualmente, Brasília e o Entorno apresentam condições de produção de hortaliças tão avançadas quanto os principais centros produtores do Brasil.
Segundo o pesquisador, o objetivo do curso é oferecer aos profissionais que atuam em assistência técnica ou ensino, a oportunidade de aperfeiçoarem seus conhecimentos sobre as modernas tecnologias de produção sustentável de hortaliças, contribuindo, assim, para o desenvolvimento desta atividade em seus respectivos países.
Os participantes recebem material didático dos temas abordados no treinamento (CDs, apostilas e livros), bem como o transporte da Embrapa Hortaliças para os locais a serem visitados durante o curso. Os candidatos estrangeiros têm ainda cobertas as despesas com passagens das cidades de origem até o Distrito Federal, diárias e hospedagem.
O evento faz parte de uma parceria entre os governos do Brasil e do Japão, com o propósito de promover o desenvolvimento da olericultura de países latino-americanos e africanos de língua portuguesa. O contrato inicial foi firmado em 1995 e renovado em 2000 até 2004. Em 2005, um novo acordo foi assinado, desta vez, focando tecnologias de produção sustentáveis e com a ampliação dos países beneficiados, como Timor Leste.
Marcos Esteves
Embrapa Hortaliças
(61) 3385-9109 /
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura