Curso de Sangria em Seringuiera no ES

20.10.2009 | 21:59 (UTC -3)

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com a Prefeitura de Fundão/ES, estará ministrando o Curso de Sangria em Seringueira, de 26 a 31 de outubro.

O curso está de acordo com o estipulado no Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba - PEDEAG e o Programa Integrado de Desenvolvimento da Heveicultura capixaba - PROBORES.

O curso servirá para ensinar os trabalhadores e pequenos proprietários de base familiar os fundamentos da sangria em seringueira. Com isso, a cultura poderá aumentar seu tempo produtivo de forma econômica, devido a regeneração da casca, permitindo novas sangrias. Alem do mais trará outros benefícios como: aumento do tempo de proteção da fauna e flora, maior proteção do solo e do lençol freático através de sua cobertura, maior tempo de fixação do CO² atmosférico, maior estabilidade financeira para o produtor e sua família. O curso de Sangria em Seringueira terá uma duração de 44:00 (quarenta e quatro horas), sendo apenas em torno de três horas destinadas às questões teóricas. O restante do tempo se desenvolve no campo, com práticas de sangria e Demonstrações de Métodos.

Os principais fundamentos repassados aos treinandos serão: Identificação da seringueira em condições de sangria, amolação da faca jebong, marcação e abertura de paineis, equipagem das plantas, a operação sangria, profundidade de sangria, quantidade de casca por sangria, sistemas de sangria, uso de estimulantes, controle de doenças do painel, uso de ácido acético ou amônia, fundamentos de sangria em toco baixo, fundamentos de sangria ascendente, coleta da produção e período de descanso da planta.

O curso de sangria de seringueira contempla a questão de gênero, pois a operação sangria tanto pode ser executado por homens como por mulheres. Outras vantagem para o trabalhador se dá devido o fato de a operação sangria ser realizada nas horas mais frias do dia e de não ocupar o dia inteiro, sobranto assim, tempo para a execução de outras atividades dentro da propriedade.

Fonte e informações adicionais:

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025