Safra de cana 2024/25 é recorde em Goiás
Estado se mantém entre os três maiores produtores do país e reforça protagonismo da cadeia sucroenergética
A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) promove, nesta sexta-feira (16/5), em Araponga, o curso “Cafeicultura Orgânica – Amostragens do Solo, Foliar e Materiais Orgânicos”. A atividade será realizada das 12h às 18h e tem como foco melhorar as práticas de amostragem em lavouras certificadas.
A ação atende a demandas de cafeicultores locais, incluindo associados à Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo (Coopfam). O conteúdo abrange procedimentos técnicos para coleta de solo e folhas, essenciais desde o início da implantação até a fase produtiva das lavouras.
O curso será dividido entre aulas teóricas e atividades práticas em propriedade de agricultura familiar. As demonstrações em campo reforçarão o aprendizado e ajudarão os produtores a evitar erros que podem gerar prejuízos na correção e adubação do solo.
Segundo a pesquisadora Waldênia Moura, da Epamig, a capacitação permitirá maior eficiência nas práticas adotadas por cafeicultores orgânicos. O curso também se integra aos programas formativos da Coopfam, em consonância com exigências das certificadoras de café orgânico.
As inscrições poderão ser feitas no local do evento, entre 12h30 e 13h. O curso conta com apoio da Coopfam, da Escola Família Agrícola Puris de Araponga, da Fapemig e do CNPq.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail waldenia@epamig.br ou pelo telefone (31) 98631-8331.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura