Chuvas intensas marcam o fim de semana no RS

Início da próxima semana será de tempo seco

09.05.2025 | 15:15 (UTC -3)
Secretaria de Agricultura

Os próximos dias serão marcados por tempestades com alto volume de chuva no Rio Grande do Sul. Os acumulados podem ultrapassar os 150 mm em áreas das regiões Sul, Campanha e Fronteira Oeste. Nas demais localidades da metade Sul, os volumes devem variar entre 50 mm e 150 mm ao longo do período. Já a tendência para o período entre os dias 12 e 14 de maio indica predomínio de tempo seco em praticamente todo o Rio Grande do Sul. É o que aponta o Boletim Integrado Agrometeorológico 19/2025, da Secretaria da Agricultura (Seapi), em parceria com a Emater/RS e o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).

Sexta-feira (9/5): instabilidades deverão se amplificar sobre o estado, com acumulados podendo atingir volumes expressivos em todas as regiões.

Sábado (10/5): instabilidades poderão estar deslocadas para o nordeste do estado, restringindo as chuvas apenas em áreas do Litoral Norte, Serra e Região Metropolitana, em volumes inferiores aos dias anteriores.

Domingo (11/5): tempo firme e seco deve predominar em todas as regiões.

Segunda-feira (12/5): a atuação de um anticiclone migratório sobre o oceano Atlântico, nas proximidades do estado, manterá as condições estáveis, com céu aberto e temperaturas amenas.

Terça-feira (13/5) e quarta-feira (14/5): o avanço da alta pressão poderá favorecer a formação de nuvens sobre o litoral gaúcho, não se descartando a ocorrência de chuvas isoladas e de baixo volume nesses setores. Nas demais regiões, o tempo seco deverá prevalecer, com elevação gradual das temperaturas ao longo dos dias.

O prognóstico para os próximos seis dias indica a ocorrência de chuvas volumosas, especialmente concentradas na metade sul do Rio Grande do Sul. Os acumulados podem ultrapassar os 150 mm em áreas das regiões Sul, Campanha e Fronteira Oeste.

Nas demais localidades da metade Sul, os volumes devem variar entre 50 mm e 150 mm ao longo do período. Já na metade Norte do Estado, a previsão aponta para precipitações menos expressivas, com acumulados entre 10 mm e 50 mm.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025