Curso capacita para implantação de boas práticas de laboratório e de campo

18.11.2008 | 21:59 (UTC -3)

As Boas Práticas de Laboratório (BPL) têm por objetivo a organização dos processos e das condições sob as quais os estudos de laboratório são planejados, executados, monitorados, registrados e relatados. De 3 a 5 de dezembro (1° turma) e de 15 a 17 de dezembro (2° turma) de 2008, a Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna/SP), promove cursos nas normas BPL, com instrutores da Valora Soluções em Gestão, empresa de consultoria em sistemas da qualidade.

Essas práticas têm como intenção promover a qualidade e validação dos resultados de pesquisa e seus princípios são aplicáveis em estudos que dizem respeito ao uso seguro de produtos relacionados à saúde humana, animal, vegetal e ao meio ambiente, explica Kátia de Jesus-Hitzschky, pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente e coordenadora do curso.

Segundo Kátia, os laboratórios que desenvolvem pesquisa de acordo com os princípios de BPL, seguindo os critérios estabelecidos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD), têm resultados com qualidade comparáveis, como base de aceitação mútua entre países.

A acreditação dos estudos em BPL no Brasil é realizada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e a habilitação é realizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Segundo a pesquisadora, o sistema da qualidade aplicado aos laboratórios que desenvolvem pesquisas e novas formulações preconizam a implantação da BPL para a concessão de registros ou autorização para comercialização, monitoramento do meio ambiente e da saúde humana. Neste cenário a Embrapa assumiu uma postura estratégica, antecipando-se às demandas para liberação e comercialização dos Organismos Geneticamente Modificados (OGM) que serão desenvolvidos na Rede de Biossegurança.

As inscrições custam R$ 500,00 para profissionais de empresas privadas, com desconto para grupos com mais de 3 pessoas. Estudantes e funcionários de empresas públicas pagam R$ 300,00.

Mais informações pelo telefone 19.3311.2653 ou pelo email sac@cnpma.embrapa.br

Cristina Tordin

Embrapa Meio Ambiente

19.3311.2608 / www.cnpma.embrapa.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025