Argentinos vão comer menos carne até 2011
No inverno, geada e chuva forte. No verão, meses de estiagem. Grandes variações climáticas são comuns no Rio Grande do Sul e, com tantas intempéries muitas culturas, como as hortaliças são afetadas e os produtores tem prejuízo econômicos.
Entretanto, é possível minimizar e até mesmo acabar com os prejuízos, se o agricultor estiver preparado.
Uma alternativa para evitar perdas na horta é o cultivo protegido. Tecnologia que se caracteriza pela construção de uma estrutura para proteger as plantas contra as variações do tempo de forma a não impedir a passagem da luz. São três as mais utilizadas: a tela cromatinete vermellha, que devido a sua cor distribui os raios solares de forma homogênea, estimulando o crescimento da planta e, no caso de geadas, propicia um descongelamento lento não estragando a planta. A sombrite preta, que evita que os raios solares UV incidam diretamente na horta e os micro-túneis de plástico, que além de evitar o contato direto dos raios do sol, criam um micro-clima interno ideal para o crescimento das hortaliças folhosas.
Na região Noroeste do Estado, as técnica de cultivo protegido têm ajudado agricultores como Cláudio Meinerz, de Santa Rosa. O produtor possui uma área de 5 hectares de hortaliças e há 6 anos implantou o sistema de cultivo protegido. "Resolvi colocar as proteções para manter contínua a oferta de produtos para os mercados da região e hoje felizmente não sofro prejuízos com a geada e o sol forte", conta o agricultor, que é assistido pelo técnico da Emater/RS-Ascar, Fábio Scalco, que afirma "Hoje não se admite que o produtor perca o trabalho, de mais de seis meses, em uma manhã de geada, só porquê ele não estava preparado". Fábio também garante que o cultivo protegido, além de evitar perdas devido as variações climáticas, reduz a utilização de defensivos agrícolas em até 90%.
Cláudio Meinerz também associou ao cultivo protegido o sistema de irrigação por fita Santeno, garantindo que planta receba a quantidade ideal de água em cada etapa do desenvolvimento. Atitude aprovada pelo técnico Scalco, "horta comercial sem irrigação, não existe, a irrigação é principal garantia de produção".
O planejamento, o acompanhamento e o monitoramento de ações voltadas à produção e à qualidade dos alimentos é o objetivo da Frente Programática Alimento para Todos, desenvolvida pela Emater /RS-Ascar em consonância com os Programas Estruturantes do Governo do Estado.
Alice Pavanello
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa
55-3512-6665 /
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura