Cultivares de bananas são testados no Rio Grande do Sul

12.03.2012 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/

Avaliar a adaptação de variedades de bananas vindas da Bahia, a resistência delas às baixas temperaturas do Estado e a doenças típicas motivaram uma pesquisa que reúne agricultores, a Emater/RS-Ascar e a Embrapa Cruz das Almas da Bahia em Morrinhos do Sul. Os resultados serão apresentados no dia 22 de março, às 14h, no Salão Comunitário da Igreja Sagrada Família, no município.

Nesse dia, o pesquisador da Embrapa Cruz das Almas, Edson Perito Amorim, vai apresentar o experimento - que faz parte de um estudo amplo de avaliação de genótipos promissores de bananeira iniciado em 2008 - e os resultados encontrados.

A área experimental destinada ao cultivo está na propriedade do agricultor Paulo Offman Valim e conta com cerca de 200 pés de bananas de 23 cultivares diferentes.

De acordo com o chefe do escritório da Emater/RS-Ascar em Morrinhos do Sul, José Munari, desde o plantio foi feito o acompanhamento das mudas e comprovou-se que algumas são resistentes ao clima frio e a doenças como o Mal do Panamá - endemia causada por fungos que pode até devastar uma plantação - demonstrando que existem variedades novas que podem ser cultivadas no Estado, apresentando bons resultados.

Munari ressalta que, ao final destes quatro anos, dois grupos de banana-prata e dois grupos de banana do tipo maçã apresentaram resistência ao Mal do Panamá e uma melhor adaptabilidade econômica. “Com uma banana mais resistente, a produtividade dos bananais aumentaria e as vendas também. Além disso, não haveria a necessidade da aplicação de insumos químicos, o que tornaria o custo de cultivo mais barato”, afirma.

Com um montante de quinhentas caixas por ano por hectare em uma área de 3 mil hectares, o cultivo de bananas é a principal atividade econômica desenvolvida em Morrinhos do Sul. Os produtores que tiverem interesse em adquirir essas novas variedades devem entrar em contato com o escritório municipal da Emater/RS-Ascar.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025