CTA se reúne e aprova Balanço Financeiro da Emater/RS e da Ascar

16.04.2012 | 20:59 (UTC -3)
Adriane Bertoglio Rodrigues

Na manhã desta segunda-feira (16), os Conselhos Técnico Administrativo da Emater/RS e Administrativo da Ascar se reuniram para examinar e deliberar sobre o Balanço Patrimonial e Demonstrações Financeiras da Emater/RS e da Ascar e sobre o Relatório de Atividades da Instituição, eferentes ao exercício de 2011. Os documentos foram aprovados por unanimidade, assim como o subsídio de 10% para compra de um computador, por livre adesão, por empregado da Emater/RS-Ascar, mais os custos de financiamento, como forma de incentivar, aos seus colaboradores, o acesso à informação.

O presidente da Emater/RS e superintendente geral da Ascar, Lino De David, apresentou a Demonstração de Desempenho, elaborada pela Gerência de Finanças da Instituição, que teve como destaque os investimentos de pessoal e em capacitações, infraestrutura e material administrativo, como veículos e computadores, e o aumento de 28,77% no repasse de recursos estaduais e de 214,12% de aumento de recursos federais, através de contratos com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

As atividades de Assistência Técnica e Social e de Extensão Rural, desenvolvidas pela Emater/RS-Ascar a 267.668 famílias atendidas durante o ano de 2011, foram apresentadas pelo diretor técnico Gervásio Paulus. Ele destacou o Programa Estadual de Cooperativismo, com a criação de unidades e de equipes cooperativistas, que já executaram 18 diagnósticos de gestão em cooperativas gaúchas que aderiram ao programa lançado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR). Esse trabalho é realizado a partir da Metodologia de Assistência Técnica em Organização, Gestão, Produção e Comercialização para Empreendimentos da Agricultura Familiar, desenvolvida pelo MDA.

O enfrentamento das desigualdades no meio rural, através de ações de inclusão produtiva e combate à pobreza extrema, foi defendida por Paulus. No ano passado, a Emater/RS-Ascar, através do RS Mais Igual, realizou 576 diagnósticos em 15 municípios da região Altos da Serra do Botucaraí. “Essas famílias serão beneficiadas a partir de diversas políticas públicas de inclusão social e produtiva, garantindo sua permanência no meio rural, com produção de alimentos e melhoria da qualidade de vida”, analisou o diretor.

Participam do CTA e do Conad representantes de diversas instituições, como Fetag, Via Campesina, Fetraf-Sul, Cut, Ceasa, Famurs, Cesa, Fecoagro, Farsul, Banrisul, Federasul, Fiergs, Ocergs, Coceargs, Ufrgs e Asae, além do MDA e da SDR, entre outras.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025