Produtores de trigo atentos ao controle das manchas foliares nas lavouras
Nesta quarta-feira (09/09) é o Dia do Médico Veterinário. No Rio Grande do Sul, aproximadamente 7 mil profissionais se dedicam a cuidar da saúde dos humanos e dos animais.
Eles se dedicam a atividades como a clínica, a pesquisa, o controle de zoonoses em programas públicos ou a garantia da inocuidade dos alimentos de origem animal, entre outras tantas áreas de atuação. A comemoração pela passagem da data acontece juntamente com um marco para a profissão: a criação do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS), em 12 de setembro de 1969, o primeiro do País. Na sexta-feira (11), um jantar irá reunir os médicos veterinários e zootecnistas em uma comemoração em Porto Alegre.
A criação dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária ocorreu com o surgimento do Conselho Federal, em 1968, após a sanção da lei 5.517, que regulamenta a profissão e o funcionamento do Sistema CFMV/CRMVs. Conforme relembra o presidente do CRMV-RS, Air Fagundes dos Santos, havia entre os médicos veterinários um desejo antigo por organizar uma instituição que seria responsável pela fiscalização do exercício profissional, o que ocorreu somente após a intensa mobilização pela tramitação e aprovação da proposta
no Congresso Nacional. No primeiro ano, 698 profissionais, entre médicos veterinários e zootecnistas, se inscreveram no CRMV-RS, sendo que 26 (4%) eram mulheres. Hoje são 7.610, com 37% de profissionais femininas. "Esses números demonstram a mudança no perfil profissional ao longo dessas quatro décadas", avalia Santos.
Para marcar os 40 anos do CRMV-RS, a diretoria instituiu um diploma em reconhecimento ao esforço de entidades e de médicos veterinários que no exercício de funções públicas colaboraram para a efetivação da veterinária e da zootecnia no Estado. Os homenageados são os deputados federais Cláudio Diaz e Onyx Lorenzoni, o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Inácio Kroetz, o ministro do Tribunal de Contas da União, Aroldo Cedraz, o ministro da Aquicultura e Pesca, Altemir Gregolin, e o chefe do setor de fiscalização do CRMV-RS, José Pedro Soares Martins. Os ex-presidentes do CRMV-RS Paulo Guilherme Guinter (in memorium), Frederico Lieberknecht, José Bonifácio de Moura Antunes, Jeanir Pereira Vieira, Carlos Estevão Quintana da Rosa, José Fernando Pereira Dora, José Euclides Vieira Severo, Fernando Carlos Bittencourt Dornelles (in memorium), Eduardo de Bastos Santos e Carlos Marcos Barcellos de Oliveira também serão condecorados. As entidades que receberão o diploma são a Sociedade de Veterinária do Rio Grande do Sul (Sovergs), Sindicato dos Médicos
Veterinários do Rio Grande do Sul (Simvet/RS), Sindicato dos Zootecnistas do Rio Grande do Sul (Sindizoot/RS), Associação Nacional de Clínicos de Pequenos Animais do Rio Grande do Sul (Anclivepa/RS), Academia Rio-Grandense de Medicina Veterinária e a revista A Hora Veterinária.
Leandro Brixius
Assessoria de Imprensa do CRMV-RS
51 2104 0551 /
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura