Chapada, na Bahia, se destaca como produtora de café de qualidade
A Conab divulgou nesta quinta-feira (8), às 10h, no auditório do Ministério da Agricultura (Mapa), os dados da 3º estimativa de safra de laranja para São Paulo (2011/2012) e o do projeto piloto aplicado à região do Triângulo Mineiro. Os estudos foram realizados durante o mês de novembro último.
Entre os destaques está o crescimento da produção comercial da fruta em São Paulo, que será de 375,7 caixas com 40,8 kg por hectares este ano, contra 322,2 em 2010. Com relação à área em produção, em 2010 foi de 512.900 ha e este ano 505.000 ha. A produtividade média de caixas por hectare ficou em 715 contra 580 da safra passada. Embora tenha havido redução de área cultivada, houve o aumento da produção. Entre os fatores que explicam este crescimento estão: as condições favoráveis do clima, o uso de tecnologia e a entrada em produção de pomares novos adensados e com alta produtividade.
Com relação ao Triângulo Mineiro, o levantamento ocorreu nas mesorregiões de Frutal, Ituiutaba, Uberaba e Uberlândia e identificou uma área de 21,1 mil hectares plantados com laranja. A área em produção representa 98% da área total e tem produtividade média de 711 caixas de 40,8 kg por hectares, que deve proporcionar uma produção de 14,7 milhões de caixas de laranja.
O estudo é resultado da parceria entre a Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo (SAA) – Instituto de Economia Agrícola (IEA) e Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) e a Conab. A metodologia de levantamento das informações baseou-se em amostragem. As informações colhidas têm como período de referencia a safra 2011/12 e a coleta de dados ocorreu em novembro de 2011, mediante aplicação de questionário estruturado junto ao responsável pela unidade de produção agrícola.
Divulgação
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura