Arrozeiros avaliam que decreto de redução do ICMS garantirá competitividade ao setor
Na medida assinada pelo governo gaúcho, 80% do arroz vendido pelas indústrias precisa ser adquirido de produtores ou cooperativas gaúchas
Associados prestigiaram a inauguração da unidade da Cotrijal em Esquina Bom Jesus, interior de Saldanha Marinho (RS), nesta terça-feira (04/10). Reivindicação antiga dos produtores da região, a instalação da unidade diminui a distância para entregar a produção.
A nova estrutura tem 1410 metros quadrados de área construída. São duas moegas e dois silos, com capacidade de armazenagem temporária de 20 mil sacos de grãos. Também conta com uma balança de 25 metros e capacidade de aferição de 80 toneladas.
Agilidade no recebimento e na expedição serão algumas das facilidades à disposição dos produtores já para a safra de inverno. Segundo o gerente da unidade, Anderson Sbabo, a expectativa é receber cerca de 40 mil sacos de cevada nas próximas semanas. E no verão, 200 mil sacos de soja. “A unidade de Esquina Bom Jesus está estrategicamente localizada em uma área de três hectares, de fácil acesso e que permitirá que o produtor possa agilizar a entrega de sua produção”.
O presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, fez questão de reforçar a parceria com o município de Saldanha Marinho. Ele destacou que a nova unidade vem para atender um pedido dos associados, que agora terão mais uma opção na hora da entrega. “Essa unidade vem para agregar e para gerar resultados positivos para o produtor e consequentemente para a cooperativa. É um projeto inovador, prático e eficiente, que aumenta a capacidade de atendimento aos nossos produtores”, ressaltou.
Ele aproveitou para lembrar que as 56 unidades da cooperativa estão espalhadas estrategicamente pelas regiões Norte e Nordeste do Rio Grande do Sul, de forma que a maioria dos produtores não precisa percorrer mais do que 10 quilômetros para entregar sua produção.
Para o associado Deoclésio Belebon, 60 anos, o dia foi de comemoração em Esquina Bom Jesus. Ele chegou cedo para prestigiar a inauguração da unidade que está localizada a 4 km de sua propriedade. “A Cotrijal valoriza o seu produtor e uma prova disso está aqui. Essa conquista é de todos nós que nos empenhamos para mostrar para a cooperativa que precisávamos dessa unidade”, disse o associado, que tem na soja a cultura principal da propriedade de 250 hectares.
PRESENÇAS: A solenidade também contou com a presença do prefeito de Saldanha Marinho, Volmar Telles do Amaral; do vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder; dos superintendentes da Cotrijal, Laídes Porto Alegre (Operações), Marcelo Ivan Schwalbert (Administrativo-financeiro), Valcir Zanchett (Varejo) e Jairo Marcos Kohlrausch (Comercial); do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Nelson Pertile; do gerente do Sicredi, Vagner Radaelli; e do gerente de Negócios Sicredi, Gilberto Garcia. Os conselheiros de administração e fiscal da cooperativa, os líderes de núcleo e as representantes de Saldanha Marinho no Comitê de Mulheres também prestigiaram o ato inaugural.
Conheça a unidade:
Unidade de Esquina Bom Jesus
- A 4 km da BR 285
- A 11 km da unidade da Cotrijal em Saldanha Marinho
- Área total: 3 hectares
- Área construída: 1410 metros quadrados
- Capacidade de armazenagem temporária: 20 mil sacos
- Gerência: Anderson Sbabo
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura