AGCO avança em plataforma tecnológica que promove integração entre concessionárias e fábrica
Sistema de tecnologia amplia negócios, padroniza dados de vendas e reforça a relação entre companhia e sua rede de concessionárias
O agronegócio brasileiro representa cerca de 23% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional (dados da Confederação da Agricultura e Pecuária – CNA, em 2015). No entanto, são muitos os desafios para os próximos anos: combater estresses hídricos, desperdícios de alimentos, mudanças climáticas, segurança biológica, diminuir as emissões de gases, mão de obra, energia...
As inovações tecnológicas no campo fizeram do país uma potência agropecuária produtora e exportadora.Há ainda mais espaço para o desenvolvimento de novas técnicas e produtos que façam o agronegócio brasileiro se destacar e continuar crescendo de maneira sustentável, econômico e com alta produtividade.
Idealizada pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP) e Fundação de Estudos Agrários “Luiz de Queiroz” (FEALQ), a ESALQTec Incubadora Tecnológica, abriga projetos de inovação tecnológica do agronegócio, criando um ambiente favorável para que estes se iniciem, se desenvolvam e se concretizem.
No início das atividades, a ESALQTec procurou se espelhar em exemplos vitoriosos de empreendedorismo e inovação, que constitui-se em uma combinação de fatores e parceiros competentes responsáveis pelo impulso aos projetos inovadores das empresas. Em 2016 a Incubadora completa 10 anos de atividades.
A ESALQTec foi berço de empresas que, agora, são destaque no mercado: Delta CO2, AgroSafety e Promip.
Atualmente são 42 empresas associadas, 9 residentes e 9 pré-incubadas (projetos iniciais em desenvolvimento) que atuam em diversas áreas do agronegócio: tecnologia de produção agrícola e animal, análises, meio ambiente, energia renovável, agricultura digital, biotecnologia, insumos, máquinas e equipamentos, pecuária, inteligência de negócios, florestal, alimentos e outros.
A ESALQTec foi a “primeira voz” da campanha do Vale do Piracicaba/AgTechValley, inspirada no Vale do Silício, Califórnia/EUA, reconhecendo a região de Piracicaba/SP como um ecossistema tecnológico para a agricultura.
O Evento
A Sessão Solene em comemoração aos 10 anos da ESALQTec Incubadora Tecnológica acontecerá no dia 13 de outubro, no Parque Tecnológico de Piracicaba, SP. As comemoração ocorre durante a 59ª Semana Luiz de Queiróz, evento realizado pela ESALQ/USP que tem como objetivo congregar alunos dos cursos da Esalq (Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Ciências Econômicas, Ciências dos Alimentos, Gestão Ambiental, Ciências Biológicas e Administração), professores, pesquisadores, agricultores, empresários, lideranças públicas e setoriais, para estabelecerem maior intercâmbio por meio de atividades técnicas, científicas e culturais.
Durante a sessão, haverá a graduação das empresasAgromic, EcoMol e a Max Protein, que iniciaram suas atividades na incubadora.
Na categoria “Destaque ESALQTec”, serão homenageadas as empresas Agrosafety, primeira incubada e também primeira graduada na Incubadora e a InCeres, associada da ESALQTec que recentemente recebeu aporte de investimentos de Venture Capital da SP Ventures.
Serão homenageados também a empresa Tec-Fertil (primeira Associada), FEALQ (40 anos), CENA (50 anos), a empresa associada Mérieux NutriSciences (25 anos) e ao prefeito de Piracicaba Gabriel Ferrato, que conclui o seu mandato neste ano.
Após o evento, haverá um coquetel de confraternização.
Programação Completa
19h - Recepção
19h20 - Abertura da Sessão Solene
19h50- Entrega de Placas Comemorativas de reconhecimento para profissionais, instituições e empresas
20h10 - "Destaque ESALQTec"
20h40 - Graduação das Empresas Residentes da ESALQTec
21h20 - Encerramento da Sessão Solene
21h30 - Coquetel de Confraternização
Sessão Solene 10 anos
13 de Outubro de 2016
Horário: 19h
Parque Tecnológico Piracicaba
Rua CeziraGiovanoni Moretti, 600 – Jardim Santa Rosa
Tel: (19) 3423-9500
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura