Programação II Simpósio Internacional em Araçatuba
Na noite de quarta-feira (28/01), a Cotrijal Cooperativa Agropecuária e Industrial e o Instituto de Estudos Jurídicos da Atividade Rural – IEJUR, promoveram, em Porto Alegre, o Jantar de Homenagem. Uma comitiva da Cotrijal acompanhou o presidente Nei César Mânica, que, na oportunidade, explanou sobre a história de sucesso da Expodireto Cotrijal
O presidente da Cooperativa ressaltou a importância do Jantar de Homenagem para a Cotrijal, “pois é um momento de reencontrar lideranças gaúchas e nacionais e trocar informações sobre a atual situação jurídica para o agronegócio. O setor primário no Brasil traz situações muito diversas, e a Cotrijal entende a relevância dos conhecimentos jurídicos para a atividade rural. Também aproveitamos para divulgar as novidades da Expodireto e repassar a alegria de estarmos na 10a edição, com sucesso de público e negociações”, argumenta.
Para Ricardo Alfonsin, presidente da IEJUR e anfitrião do Jantar de Homenagem, a Cotrijal é sinônimo de aposta segura para o Instituto. “O IEJUR estará novamente presente na Expodireto Cotrijal 2009, especialmente neste ano em que o Evento completa seu 10o aniversário e assume caráter internacional. A noite de hoje tem justamente o objetivo de demonstrar esta pareceria com a Cotrijal e contribuir com aquilo que for necessário. É um orgulho para todo o Rio Grande do Sul poder contar com esta grande Cooperativa”, enfatiza.
Na oportunidade foram prestigiados o presidente da OAB/RS, Cláudio Lamachia, que foi agraciado com o título de sócio-convidado do IEJUR, e Eduardo Delgado, associado do IEJUR, pela nomeação e posse como Desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Acompanharam o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, o gerente de Marketing, Fernando Martins, o gerente de Produção Animal, João Batista Chaise, o gerente de Desenvolvimento Cooperativista, Enio Schoroeder, o auditor Interno, José Inácio Diel e o assessor Jurídico da Cotrijal, Michael Chehade.
Na oportunidade o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, fez a entrega de uma placa de reconhecimento a Carlos Ribeiro, empresário na capital gaúcha, ex-diretor das empresas Caldas Júnior, que desde a primeira edição da Expodireto Cotrijal marca presença de forma significativa ao Evento.
Para o presidente, “a forma simples de poder retribuir uma amizade de longa data é de satisfação e emoção, pois com Carlos Ribeiro já tivemos muitas conquistas compartilhadas no que diz respeito a Expodireto Cotrijal”, enfoca.
Carlos Ribeiro diz que torce muito pelo sucesso do Evento. “A Cotrijal tem reinvestido no Parque e o resultado deste sucesso comercial da Exposição é o que todos conhecem. Toda a direção da Cotrijal, todos os produtores associados, estão de parabéns a cada realização, a cada ano que este evento é realizado. Temos certeza que em 2009 a Expodireto Cotrijal vai bater de novo o recorde de participação e de resultados financeiros”, conclui.
Cláudio Lamachia, presidente da OAB do Rio Grande do Sul, diz que os momentos de troca da noite permitem que a Ordem dos Advogados do Brasil contribua para as parceiras do Estado. “A OAB é mais do que uma entidade de classe, tem também uma responsabilidade social, um compromisso constitucional com o estado democrático de direito, com a cidadania. A Ordem tem que apoiar entidades como a Cotrijal e o IEJUR, mas acima de tudo participar ativamente destes processos”, diz.
O secretário Estadual da Agricultura, João Carlos Machado, referindo-se à Expodireto Cotrijal, afirma que avalia o Evento como uma grande oportunidade de conhecimento. “Sabemos da importância da Cotrijal, o que ela representa, e o que ela pode nos proporcionar ao realizar pela 10a vez a Expodireto Cotrijal. Como governo e produtor, vejo a Feira como uma referência, um modelo, um evento que tem um foco, que tem uma organização, uma disciplina, e que criou um conceito ao longo dos 10 anos,” lembra o Secretário.
O presidente da Federação da Agricultura do RS, Carlos Sperotto, fala sobre a participação da Farsul ao longo da história da Expodireto Cotrijal. “Aguardamos com expectativa o mês de março, pois sabemos o quanto este Evento traz oportunidades do mundo agrícola aos gaúchos, brasileiros e ao mundo. Esta Feira, que começou com seriedade e responsabilidade, chama à participação. Estaremos lá, este ano com a agenda ainda mais permanente. Queremos estar discutindo temas polêmicos, e que possam trazer soluções aos nossos produtores”, adianta.
João Augusto Nardes, ministro de Tribunal de Contas da União, diz que a evolução do agronegócio é uma constante no mundo globalizado. “Acompanhei desde a primeira edição do Evento, como ex-deputado e agora como ministro. Não me restam dúvidas que será um grande sucesso a 10a Expodireto Cotrijal. A região central do Rio Grande do Sul, e em especial a região do Planalto, tem um grande potencial pela cultura que carrega”, enfatiza.
Janice dos S. Palao
Cotrijal
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura